Aroma de Lavanda contra Ansiedade
- Atualizado em 25/10/2018 06:38
wikifarmer
Pesquisadores da Universidade de Kogoshima, Japão, publicaram um artigo científico onde demonstram, que o aroma de lavanda reduz a ansiedade em camundongos.
Há muito que se considera o aroma de certas plantas relaxante. Na cultura de vários países, o uso de óleos essenciais para produzir relaxamento e bem estar é extremamente difundido.
Segundo a pesquisa, os animais que foram expostos a vapores de lavanda, mostraram até 60% menos de sinais de ansiedade e nervosismo. 
O provável responsável pelo efeito citado é o linalol. A Substância química que gera o odor adocicado característico da lavanda. 
O uso de extrato de lavanda pode vir a ser muito útil em pacientes estressados e relutantes em receber medicações. Principalmente em crianças que necessitem de medicações injetáveis. 
Em termos neurológicos, sabe-se que o olfato é um dos sentidos com maior ligação com a nossa base de memória afetiva e, a área do cérebro responsável pelo processamento de emoções (Sistema Límbico) é ativada de forma marcante com odores tanto agradáveis, quanto desagradáveis.
_nesses tempos de embates políticos acirrados, pode ser interessante usar incensos de lavanda nas sessões eleitorais... 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]