Ômega-3 pode trazer risco Cardíaco!
- Atualizado em 14/10/2018 07:56
abril.com.br
Os ácidos graxos insaturados são uma grande família de moléculas gordurosas (lipídeos), que apresentam propriedades protetoras em termos de saúde vascular em geral. Dentre esses lipídios, o ômega-3, representado na verdade por dois compostos, o DHA e o EPA, é o principal responsável pela boa reputação dessa gorduras.
Diante da notoriedade científica desses nutrientes, o consumo de gorduras boas tem sido estimulado há mais de 30 anos pela comunidade médica em geral. Contudo, como o consumo de alimentos fontes desses lipídios nem sempre é frequente ou viável, o uso de suplementos de ômega-3 apresentou um aumento estrondoso de vendas em todo o mundo, da década de 90 pra cá.
Mas qual seria o real papel desses lipídios? Os dados disponíveis indicam, que apresentam função anti- inflamatória, principalmente ao direcionar a produção de HDL (chamado de bom colesterol) ao invés de LDL (mau-colesterol). 
Tudo muito bem....só que não.
_Infelizmente um artigo publicado na NUTRITION este ano, identificou muitos suplementos de ômega-3 contendo aldeídos. Estes são resultado da oxidação dos ômega-3 nos suplementos, que pode ocorrer pela ação do calor, luz solar, etc. 
O problema é que os aldeídos são substâncias relacionadas ao surgimento de tumores, estresse hepático, além de serem indutores de inflamação...ou seja, aumentam o risco cardiovascular!
Sinuca de bico, como diriam alguns.
A nossa sugestão é que ao buscar um suplemento de ômega-3 escolha-se seguindo algumas dicas simples:
1) Busque produtos com data de produção o mais recente possível, a chance de oxidação aumenta com o prazo;
2) Opte sempre por produtos em embalagens escuras, elas impedem a entrada de luz  e radiação solar;
3) As cápsulas de ômega-3 devem estar soltas. A adesão das mesmas indica presença de umidade (basta agitar levemente);
4) Não fique carregando seu frasco de suplementos com você! A agitação e exposição a variações de temperatura é um fator de oxidação;
5) Procure suplementos com ômega-3 isolado. Há dados sobre Ômega-6 e 9 como não sendo tão benéficos como se pensava...
Enfim, sugiro o consumo de fontes naturais desses lipídios, como peixes de águas geladas...nada como sardinhas frescas para fornecer um ótimo aporte dessas gorduras do bem. Mas mesmo as enlatadas são boa fonte, desde que não estejam amassadas, muito menos enferrujadas. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]