Selênio e Saúde!
- Atualizado em 08/10/2018 07:28
abril.com
O selênio é um não-metal que age como micronutriente essencial aos seres vivos. Pode ser encontrado em pães, carnes, pescados e ovos.
Mas a castanha-do-Pará é considerada a principal fonte desse oligoelemento, apresentando concentrações até 100 vezes maior que as outras fontes citadas. 
No organismo dos mamíferos, o selênio age como antioxidante, inibindo a atividade dos famosos radicais livres. Sempre envolvidos em processos de doenças e envelhecimento. 
A sua carência é muito rara e envolve distúrbios na função da tireóide e redução na capacidade de resposta imunológica. Em casos graves pode levar a esterilidade, principalmente feminina. 
Um adulto deve ingerir cerca de 70 microgramas/dia, quantidade obtida facilmente em um ovo médio.
Mais preocupante que a sua carência, que como colocamos é rara, é o excesso de selênio na alimentação e suplementação. Mais que 400 microgramas já podem ocasionar efeitos tóxicos.  Os sinais e sintomas de excesso de selênio (selenose) incluem artrites, fadiga, halitose, irritabilidade, disfunções renais, desconforto muscular e pele amarelada. 
Apenas uma xícara de castanha-do Pará atinge 600 microgramas de selênio...caso um indivíduo ingira grande quantidade de carnes, ovos, seja fã de castanha-do Pará e ainda use um polivitamínico (a grande maioria contem selênio em sua fórmula), certamente estará ingerindo uma concentração tóxica.
Ás vezes aquele cansaço e mau-humor cotidianos podem ter origem no excesso e não na falta de certos nutrientes...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]