Água é o Remédio
- Atualizado em 02/10/2018 07:43
googlesearch
Acredito que não haja uma pessoa sequer, que não saiba que é importante beber água. Pois bem, reforçando aqui as funções desse líquido essencial à vida, espero que após ler esta postagem, as pessoas se conscientizem de fato da importância de uma boa hidratação.
1) A grande maior parte do sangue circulante é composta por água, que age como solvente, mantendo a fluidez do sangue. Uma pessoa desidratada tem 5 vezes mais chance de sofrer uma desordem obstrutiva vascular (Desde varizes a Infarto), que uma bem hidratada.
2) Como solvente universal, a água dissolve toxinas no organismo, tornando a sua excreção mais fácil e reduzindo a sua toxicidade nos tecidos.
3) A excreção urinária depende antes de mais nada de água para carrear as toxinas para fora do organismo. E de longe a maior dica para prevenção de cálculos renais, é uma boa hidratação.
4) O muco da árvore respiratória, em uma pessoa desidratada é de excreção difícil, aumentando em muito o risco de doenças respiratórias (o melhor expectorante é a água). Não adianta se entupir de xaropes, sem boa hidratação. 
5) O principal mecanismo para evitar subida da temperatura corporal é a sudorese. O suor umidifica a pele, que troca de temperatura cerca de 6 vezes mais rápido, que a pele seca.
6) A remoção de partículas da córnea durante a lacrimação e ato de piscar os olhos se torna 10 vezes mais eficaz em um quadro de hidratação adequada. 
7) Um copo de 300 ml de água 10 minutos antes de grandes refeições, reduz o apetite e sugere saciedade ao estômago, sendo um bom auxílio nas dietas de perda de gordura corporal.
Eu poderia permanecer aqui escrevendo por muito mais tempo...
Gostaria de lembrar, que o mecanismo da sede só é ativado quando já estamos com cerca de 15 % a menos de água nos sistemas orgânicos, ou seja, se você bebe um copo de água e ele lhe é agradável, você estava precisando muito mais do que pensava:
_antes de atividades físicas, faça hidratação prévia. Antes de consumir álcool (diurético), beba água (após também).
_Ao acordar beba um copo de água. O trato digestório também precisa ser despertado.    
Quanto de água você precisa no mínimo por dia? A conta é simples: 35 x peso corporal em Kg.
Um indivíduo de 100 kg deve beber no mínimo 3,5 litros de água por dia...sete garrafinhas de água mineral...ou seja, dificilmente atingimos nossa cota diária.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]