Justiça manda ex-vereador e radialista apagarem fake news contra Marcão
06/10/2018 16:47 - Atualizado em 06/10/2018 16:50
Na guerra suja das redes sociais em campanha política, cabe à Justiça buscar um ponto de equilíbrio. E foi o que aconteceu com relação a duas postagens de personagens conhecidos de um determinado grupo político em Campos, com informações inverídicas sobre o candidato a deputado federal Marcão Gomes (PR).
Uma é direcionada ao ex-vereador Albertinho (Pros), condenado no “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos, e data de 20 de setembro. Albertinho publicou um vídeo e afirmou que Marcão estaria distribuindo sacolões em um distrito de Campos. A Justiça entendeu que se tratava de uma informação falsa e determinou a exclusão.
O outro caso envolve o radialista Carlos Cunha. Ele publicou em seu perfil uma pesquisa sem registro, fato vedado pela legislação eleitoral, em que aproveitou para criticar o presidente da Câmara campista e candidato a deputado federal. A decisão é para que ele exclua a postagem, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.
Em tempo — Recentemente, como Christiano Abreu Barbosa mostrou no Ponto de Vista e foi também abordado no Ponto Final, o candidato Wladimir Garotinho (PRP) foi alvo de fake news. O advento das redes sociais mudou os paradigmas das campanhas eleitorais. Mas a canalice das antigas cartas anônimas migrou para a virtual, no período de campanha, com as falsas notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]