STF nega mais um recurso e Garotinho continua fora da disputa
04/10/2018 13:34 - Atualizado em 04/10/2018 16:01
O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a negar, nessa quarta-feira (3), recurso impetrado pela defesa do ex-governador Anthony Garotinho (PRP) para voltar a disputar o governo do Rio de Janeiro. Barrado pela Lei da Ficha Limpa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 27 (aqui), Garotinho entrou com uma petição no STF na segunda-feira (1). Na madrugada de terça-feira (2), o ministro julgou o recurso inviável. Ainda na terça, o político campista entrou com uma reclamação no Supremo (confira Na Curva do Rio), mas não foi reconhecido, já que o ministro entendeu que ainda cabem questionamentos ao TSE. No dia seguinte, a defesa entrou com um mandado de segurança no STF e Celso de Mello voltou a não conhecer o recurso pelo mesmo motivo.
A tentativa de mais uma análise no STF, nessa quarta, foi anunciada por Garotinho nas redes sociais. Impedido de fazer campanha, ele tem salientado que seu nome e número estarão na urna eletrônica no domingo, o que é fato. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já emitiu nota sobre assunto, uma vez que os equipamentos eletrônicos foram inseminados antes do TSE analisar o recurso do político da Lapa, que já tinha a candidatura barrada pela Corte regional desde o início de setembro, mas concorria sub judice.
A inelegibilidade de Garotinho é por ter sido condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, em julho, pela segunda instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O caso envolve desvios de R$ 234,4 milhões da área de saúde do Rio de Janeiro quando ele era secretário da pasta, entre 2005 e 2006, na gestão da esposa Rosinha Garotinho (Patri). Além de não ser votado, o campista também está proibido de votar, devido a uma condenação criminal transitada em julgado, por calúnia contra um juiz federal.
Complicado — A situação de Garotinho na disputa ao Governo do Rio fica cada vez mais difícil. Nessa quarta-feira (3), o Ibope já divulgou pesquisa sem o político da Lapa entre os candidatos (aqui). No Facebook, Garotinho diz que continuará recorrendo ao STF, mesmo que seja para validar os sufrágios após o pleito. Por ora, os votos destinados a ele serão considerados nulos, a menos que a decisão do TSE seja revertida.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]