Morre, aos 91 anos, o médico Luiz Carlos Mendonça da Silva
06/09/2018 23:11 - Atualizado em 10/09/2018 13:19
Morreu, aos 91 anos, na noite desta quinta-feira, no Hospital Pronto Cardio, em Campos, o obstetra Luiz Carlos Mendonça da Silva. Ele fez parte do grupo de fundadores da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), instituição da qual foi professor e chegou à direção, eleito por unanimidade para dois mandatos. Filho de Luiz Carlos, o também obstetra e professor da FMC Luiz Felipe Rabello e Silva informou que o pai já vinha lutando com problemas decorrentes da idade e o quadro se agravou nos últimos dias com uma infecção generalizada.
A FMC divulgou nota lamentando a morte do professor e comunicando que o velório será no anfiteatro da instituição nesta sexta-feira, a partir das 6h. O sepultamento acontece no cemitério Campo da Paz, às 17h.
Luiz Carlos Mendonça da Silva foi professor assistente na FMC entre os anos de 1971 e 1972. Na sequência, passou a ser professor titular de Clínica Obstétrica até 1996. Já em 1997, recebeu o título de professor emérito. Na longa carreira profissional, atuou como chefe de serviço de obstetrícia e assistente de cirurgia do Hospital Plantadores de Cana, no qual a maternidade leva seu nome. Atuou ainda como chefe do serviço de maternidade da Sociedade Portuguesa de Beneficência por longo período. O médico se aposentou em 2014.
Luiz Felipe Rabello e Silva falou sobre o trabalho do pai e do convívio familiar:
— Meu pai é um ícone dentro dessa cidade em termos de medicina. Ele se dedicou à medicina o tempo todo com muito amor. Tudo o que ele fez foi com muito amor. Cuidou da família, da medicina, dos seus pacientes, ajudou a fundar a FMC. Segundo Dr. Makhoul, ele deve ter feito por volta de 10 mil partos na cidade. Trabalhar era uma coisa que ele fazia com muito gosto. Várias pessoas são muito gratas a ele. Deixou um legado muito grande.
Presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, Vanda Terezinha Vasconcelos falou da convivência pessoal com Luiz Carlos. “Quando eu me formei, em 1981, ele era o diretor. A minha turma inteira, de 81, está super lastimosa. Era uma pessoa extraordinária, que fazia o bem sem demonstrar. Quando a gente conversa com algumas pessoas, sempre tem alguma coisa que ele fez em benefício de alguém e que a gente só fica sabendo pela própria pessoa. Ele já mais relatava isso. Pessoalmente, tenho mil gratidões. Sempre foi uma referência em obstetrícia”, contou.
Luiz Carlos era casado com Almy Rabello e Silva, de 91 anos. Os dois conviveram juntos por 76 anos. Além da viúva e Luiz Felipe, Luiz Carlos deixa outros três filhos, nove netos e 10 bisnetos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS