Pesquisa XP: Bolsonaro dispara, Ciro em segundo em empate técnico quádruplo
14/09/2018 12:08 - Atualizado em 14/09/2018 12:39
A XP Investimentos divulgou hoje a sua nova rodada de pesquisas, feita com Ipespe. No levantamento, Jair Bolsonaro lidera com 26% das intenções de voto na pesquisa estimulada, patamar próximo ao que as pesquisas feitas por Datafolha e Ibope vem mostrando.
A disputa pelo segundo lugar segue intensa, com Ciro à frente, com 12%; seguido por Fernando Haddad, com 10%; Geraldo Alckmin, com 9%; e Marina Silva, com 8%. Os quatro estariam em empate técnico. No segundo pelotão há um empate entre João Amoedo e Álvaro Dias, ambos com 4%. Henrique Meirelles tem 2%. Confira abaixo os números:
Jair Bolsonaro (PSL) - 26% (+3)
Ciro Gomes (PDT) - 12% (+1)
Fernando Haddad (PT) - 10% (+2)
Geraldo Alckmin (PSDB) - 9% (0)
Marina Silva (REDE) - 8% (-3)
João Amoedo (NOVO) - 4% (0)
Álvaro Dias (Podemos) - 4% (0)
Henrique Meirelles (PMDB) - 2% (1)
Guilherme Boulos (PSOL) - 1% (0)
O levantamento foi feito entre 10 e 12 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2%. Entre parênteses está a variação em pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, feita na semana passada. Os demais candidatos registraram 0%.
Oscilaram positivamente Bolsonaro, Ciro, Haddad e Meirelles. Porém somente Bolsonaro cresceu acima da margem de erro. Marina Silva segue em queda livre. Nulos registram 15% (uma queda de 8 pontos percentuais) e Não Sei 8%.
Na pesquisa espontânea, Bolsonaro segue liderando, o que já havia ocorrido mesmo antes de Lula desistir de sua natimorta candidatura. João Amoedo assume o 6º lugar, já a frente de Marina Silva. Veja abaixo os números:
Jair Bolsonaro (PSL) - 20% (+4)
Lula (PT) - 9% (-9)
Ciro Gomes (PDT) - 6% (+1)
Fernando Haddad (PT) - 5% (+3)
Geraldo Alckmin (PSDB) - 4% 
João Amoedo (NOVO) - 3%
Marina Silva (REDE) - 2%
Álvaro Dias (Podemos) - 2%
Nas 6 simulações de segundo turno, que podem ser todas conferidas no PDF completo abaixo, Bolsonaro e Haddad são os candidatos mais frágeis, não vencendo em nenhum cenário. O petista, que vai pior ainda, tem seu melhor desempenho contra Bolsonaro. Há empate técnico, com Jair à frente por 40% a 38%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]