Aqui não
07/09/2018 14:28 - Atualizado em 07/09/2018 15:13
Na contramão do que pode ser observado no resto do Brasil, em especial em São Paulo, o Rio de Janeiro está longe de ter o sertanejo universitário como gênero musical preferido. Entre as 10 músicas mais ouvidas no Rio, não há nenhuma sertaneja.
Pop e funk dominam o ranking de músicas mais tocadas nas rádios no Rio. A primeira de sertanejo universitário a aparecer é "Saudade nível hard", de Yasmin Santos, apenas no 22º lugar. Em São Paulo, 7 das 10 primeiras músicas mais ouvidas são sertanejas, com Gusttavo Lima liderando o ranking lá.
Sertanejo universitário é um ritmo nascido em Campo Grande (MS), sucessor do sertajeno romântico, que por sua vez sucedeu o sertanejo raiz. No universitário as letras e músicas são simples, com pouca elaboração, e tratam de temas como traição, dor de cotovelo, baladas e ostentação, de fácil assimilação e presentes na vida comum da juventude atual.
As violas foram dando espaço para as guitarras, baixos, baterias e outros instrumentos tão comumente associados com o rock, gerando no sertanejo universitário batidas mais dançantes, mesclando elementos de sertanejo, brega e arrocha. Associou-se a isso refrões simples e de fácil memorização, resultando em grande apelo popular e sucesso.
Fonte: O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]