Haddad confirmado no lugar de Lula
11/09/2018 15:02 - Atualizado em 11/09/2018 15:13
Enfim, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad foi referendado como candidato à presidência da República pelo PT no lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde 7 de abril.
A decisão aconteceu em reunião da Executiva Nacional do PT, em um hotel em Curitiba, cidade onde Lula está preso desde 7 de abril. Na reunião, foi lida uma carta de Lula endereçada à direção do partido, em que ele sugeria que a sigla aceitasse o nome de Haddad como seu substituto. O pedido foi aprovado por unanimidade.
 Com essa mudança, Manuela D´Ávila, do PCdoB, é confirmada como vice de Haddad. Os petristas pretendem fazer um anúncio oficial, ainda na tarde desta terça-feira, em frente ao prédio da Superintendência da Polícia Federal. O PCdoB vai reunir sua executiva em São Paulo na tarde desta terça-feira para confirmar a indicação de Manuela.
 Preso em Curitiba, Lula foi registrado como candidato do PT, com Haddad como vice. No dia 31 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o registro por 6 a 1, com base na Lei da Ficha Limpa. Na ocasião, o ministro-relator Luis Roberto Barroso votou pela inelegibilidade de Lula e pelo impedimento de qualquer ato de campanha, facultando à coligação "O povo feliz de novo" a substituição do candidato à presidência em um prazo de 10 dias.
Ainda assim o PT vinha insistindo na candidatura e chegou a pedir mais prazo para a substituição, o que foi negado pela Justiça Eleitoral.
Resta saber o quanto esta insistência pode ter prejudicado a campanha de Haddad e o próprio processo eleitoral.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]