O Globo: PF investiga candidata a vice de Garotinho por nomeações ligadas a Beira Mar
- Atualizado em 10/09/2018 10:12
Candidata a vice-governadora a chapa de Anthony Garotinho (PRP), a vereadora Maria Landerleide de Assis Duarte (PRB) é alvo de uma investigação por nomeações feitas em 2016 e 2017, na Câmara Municipal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A informação é do jornal O Globo.
De acordo com inquérito da Polícia Federal, Leide, como é conhecida, teria nomeado para cargos comissionados Thuany Moraes da Costa, filha do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, além de Nicole Cecília da Silva Monteiro, companheira de um sobrinho do criminoso. Ambas, segundo a PF, eram funcionárias fantasmas. Duque de Caxias é o principal reduto de Fernandinho Beira Mar.
 Em depoimento à polícia, Leide afirmou que, fora folhas de ponto, não tinha outros documentos que pudessem comprovar o trabalho de Thuany e Nicole. Ela alegou ainda que não tinha conhecimento do parentesco de ambas com o traficante, mas afirmou que as indicações foram feitas por André Quintanilha, segundo suplente de vereador pelo PRB e marido da irmã de Beira-Mar, Alessandra da Costa, que é advogada.
 
 
De acordo com a investigação, Beira-Mar, mesmo preso na unidade federal de Porto Velho, em Rondônia, tinha controle da nomeação de seus parentes para cargos no Legislativo. Duque de Caxias é o principal reduto do criminoso no Rio.
 
 
A investigação da PF aponta que nove pessoas ligadas a Beira-Mar foram nomeadas por quatro diferentes vereadores para cargos na Câmara. O valor total de todos os salários pagos a eles foi de mais de R$ 1,2 milhão.
 
 
A filha de Beira-Mar foi nomeada para o gabinete de Leide em 1º de janeiro de 2017. Já Nicole, companheira de um sobrinho do criminoso, trabalhou como assistente de uma comissão presidida pela vice de Garotinho de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2016.
 
 
 
 
* Espaço está aberto à manifestação da defesa da vereadora e de Garotinho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]