Destruição do Museu Nacional: Símbolo de um país em chamas há tempos
04/09/2018 01:20 - Atualizado em 04/09/2018 01:33
NInoBellieny
Duzentos anos de História queimados em poucas horas, incineradas milhões de peças valiosas para a Ciência e para o entendimento do que somos hoje. Nas redes sociais, muito lamento, mas também escárnio, há quem esteja vibrando como novos neros de uma época neorromana.
É difícil compreender o Brasil. E muito fácil de sentir. Um país que não só deixa sucumbir um dos seus principais relicários do que nos trouxe, mal ou bem, até aqui, mas também queima hospitais, escolas, universidades, sonhos e vidas. 
Exterminados por todo o tipo de fogo e este não vem dos céus, não é um bíblico castigo de Deus como há quem se arvore a dizer. Pelo menos ainda não.
Florestas desaparecem, animais morrem, humanos se matam aos milhares, intelectos não se desenvolvem e os melhores cérebros buscam lugares sérios e seguros em outros continentes, como também a força da juventude vai atrás de sonhos impossíveis aqui.
Enquanto falam em reconstruir o ( prédio) Museu, políticos que estiveram no poder e ardem em fogos internos para voltarem e outros que nunca estiveram e igualmente se queimam para conseguir, disparam acusações, esquecem de seus erros e se engalfinham aos holofotes. Eles sempre pegam carona em tragédias.
Reconstruam o Museu Nacional, mesmo cientes de que, nunca será como antes. As tecnologias contribuirão para um ambiente virtual usando as imagens daquilo que se destruiu para sempre, mas será um triste moderno museu antigo refeito à espera de um novo incêndio.
Obesas verbas oficiais bancaram projetos culturais anos e anos, com muito para poucos deitarem e rolarem. A metade da metade do que estes artistas e projetos, receberam, daria para dar ao MN condições de segurança em todos os sentidos. No entanto, o mínimo foi repassado para os cuidados de um acervo que, se fosse oferecido aos maiores museus do mundo, seria muito bem vendido.
Preferiram deixar queimar. Querem construir uma nova história... talvez seja esta a melhor maneira de se perpetuar um poder. Esvaziar as mentes já esvaziadas, tirar ainda mais orgulho de um povo, torná-lo bovino e plácido, escravo inconsciente e rentável até morrer.
Queimar museus não é um começo. O país vem sendo queimado há muito, muito tempo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]