Manteiga Ghee
27/09/2018 07:36 - Atualizado em 27/09/2018 08:12
vidaverde
O termo Ayurveda se refere a conhecimentos em áreas médicas estabelecidos há mais de 7000 anos na Índia. E, de acordo com essas práticas, que vão desde massagens a protocolos dietéticos, o organismo pode ser reequilibrado de forma simples, com mudanças cotidianas.
Uma das sugestões desse ramo científico tradicional é o estímulo ao uso de manteiga ghee. Este subproduto do leite é uma manteiga sem sal, clarificada obtida pelo aquecimento da manteiga comum. Muito aplicada há milhares de anos na culinária indiana. Entretanto, se analisarmos em termos químicos, trata-se de gordura saturada,como as manteigas tradicionais. 
Os entusiastas dessa manteiga sugerem, que o processo de clarificação removeria os componentes de risco da ghee, mas isso não possui base científica. Tanto que a população indiana apresenta altos índices de aterosclerose, dentre outras doenças coronarianas.
A manteiga ghee apresenta sim a comodidade de permanecer fora de geladeira, mas há estudos em toda a Ásia, que correlacionam o seu consumo regular ao risco aumentado de Infarto Agudo do Miocárdio. 
Se você gosta muito do paladar da ghee, a nossa sugestão é que use um óleo vegetal de qualidade no preparo dos alimentos e acrescente uma pequena proporção dessa manteiga, ao invés de usá-la em maiores quantidades diariamente. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]