Adoçantes e Câncer
14/09/2018 07:27 - Atualizado em 14/09/2018 11:05
Galileu.com.br
Assisti a entrevista em um jornal local com uma nutricionista neófita, que foi mais do que enfática sobre os riscos de desenvolver-se câncer com o consumo de edulcorantes artificiais (adoçantes). 
Sou formado há quase 25 anos pela UFF, pós-graduação na UFRJ e mesma UFF, mestrado e doutorado na nossa querida UENF nos seus áureos tempos. Pela forja dos grandes pesquisadores da época, me baseio em artigos científicos de fato e sempre o farei.
Pois bem, não há um artigo sequer que traga relação científica entre causa e efeito no consumo moderado de adoçantes e surgimento de tumores em humanos. 
Nem mesmo o aspartame teve essa correlação comprovada.
Há poucos anos um pesquisador na UNICAMP (químico) publicou um artigo sobre a sucralose, que ao ser aquecida sofreria alterações químicas a tornando tóxica aos mamíferos...
Obviamente fui ler o tal artigo...os dados são categóricos, onde o aquecimento a mais de 97 graus centígrados provocaria tais alterações, abaixo dessa temperatura nada. 
A água ferve (ebule) a 100 graus...fervura...ao invés de polemizar e sugerir a proibição do uso do adoçante, o pesquisador deveria trazer a simples sugestão de só se utilizar sucralose alguns momentos após a passagem do café (p quem usa coador) e nunca na cocção dos alimentos.
Outra questão é que as cafeteiras aquecem a água a até 90 graus, não é à toa que a recomendação é que se use água filtrada. 
Um outro estudo de 1970 relacionou sacarina e ciclamato ao surgimento de câncer em ratos...os mesmos pesquisadores fizeram posteriormente uma "mea culpa"onde assumiram que as dosagens usadas no estudo eram absurdas: equivalente a um humano consumir meio frasco de adoçante por dia, em 30 dias consecutivos...
A stévia segue sendo a mais abonada, devido à sua origem "natural", mas o paladar costuma desagradar bastante, sendo que surgiram formulações recentes que a tornam mais agradável.
O xilitol, queridinho de muitos colegas é um álcool, com metade das calorias do açúcar e, que promove alteração no paladar, com sensação de "menta", pois trata-se de um álcool...mas também não temos relação científica com tumores. 
E por aí vai....sugiro como sempre, pesquisa científica e não achismo. Discurso politicamente correto é lindo, quero ver na prática promover o consumo de alimentos completamente sem o uso de açúcar nem adoçantes. 
É claro que o abuso de adoçantes não é prudente, assim como de qualquer outro aditivo sintético, mas que o açúcar continua sendo o maior dos problemas, isso continua.
Abaixo link da página do National Cancer Institute (Instituto Nacional do Câncer) com a posição do mesmo sobre os adoçantes...
https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/diet/artificial-sweeteners-fact-sheet

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]