Óleo de Côco, Herói ou Vilão ?
07/09/2018 08:00 - Atualizado em 08/09/2018 04:53
OGlobo
De tempos em tempos surgem os chamados alimentos funcionais milagrosos. Contudo, a maior parte não cumpre nem um décimo do que se propõe e pior, podem trazer riscos à saúde.
Houve a moda do goji berry, do chá de hibisco, e uma das vedetes recentes, o óleo de côco.  Na teoria o produto apesentaria várias funções e propriedades benéficas:
melhoraria o sistema imune, subiria o metabolismo e a função tireoidiana, propiciando emagrecimento, além de agir na prevenção das mais diversas doenças, desde câncer à fibromialgia. 
Na verdade um grande engano!
A minha opinião é a mesma de vários pesquisadores, como a Dra  Karin Michels, professora da Universidade de Harvard. 
O nosso maior argumento são os altos níveis de gordura saturada do óleo de coco (86% desse óleo é gordura saturada). A manteiga, por exemplo, tem cerca 52% de gordura saturada e, até a banha de porco contem cerca de 35% dessas gorduras maléficas.
O problema das gorduras saturadas é que aumentam os níveis de LDL (lipoproteína de baixa densidade), popularmente conhecido como mau colesterol, que pode obstruir veias e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. 
Um argumento dos defensores do óleo de côco é o chamado de ácido láurico, uma gordura saturada que ajudaria a elevar o bom colesterol (HDL). No entanto não temos artigos sérios, com metodologia científica, que comprovem o benefício. 
Os azeites de qualidade ainda seguem sendo os melhores óleos para uso na nossa alimentação. Mas evite o ponto de fumaça!
Todo óleo quando aquecido e que chegue a produzir fumaça, está sendo alterado da pior forma possível: se tornando saturado (mais saturado) e desenvolvendo substâncias cancerígenas, como a acroleína.
_Os azeites extravirgens são melhores devido à sua extração a frio. Os azeites comuns são obtidos por prensagem a quente dos frutos da oliveira o que reduz a sua qualidade (reduz as insaturações, que elevam o HDL = bom colesterol).   

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]