Probióticos, Prebióticos e Saúde
01/09/2018 07:06 - Atualizado em 02/09/2018 06:38
probióticos
probióticos / seupediatra.com
Os probióticos e prebióticos tem ganhado relevância médica com o passar dos anos e recentemente galgaram o posto de opções fundamentais na manutenção de boa saúde.
Os primeiros estudos sobre probióticos datam do início do século, com o pesquisador Metchnikoff no renomado Instituto Pasteur (FRA). Esses estudos sugeriram, que bactérias não patogênicas (causadoras de doenças) sofriam competição e mesmo eram combatidas, por bactérias "do bem" (não patogênicas).
Todo mamífero apresenta uma quantidade enorme de bactérias nos intestinos, chagando a perfazer 1 kg em pessoas maiores!
Essas bactérias estimulam o sistema imunológico e literalmente ocupam a mucosa intestinal, evitando que bactérias contaminantes se estabeleçam; literalmente como agricultores que ocupam a terra, evitando que seja invadida por malfeitores.   
Os probióticos são bactérias vivas, que ao serem ingeridas chegam vivas aos intestinos e os colonizam. Os prebióticos são substâncias que agem como alimento para essas bactérias. 
Os leites fermentados, coalhadas e iogurtes naturais são exemplos de probióticos (além de produtos farmacêuticos). Já os prebióticos são encontrados em vários alimentos como cebola, frutos, cereais e mel, dentre outros.
Uma dica importante em nutrição clínica:
_sempre que se utilizar antibióticos ou vermífugos, faça a reposição de sua "flora intestinal"(microbiota é o termo correto), afinal de contas esses medicamentos não são um tiro de precisão nas bactérias que se quer destruir. Eles agem como torpedeiros, matando os bons e os maus. 
Isso explica em grande parte as diarreias durante e após o uso de antibióticos e remédios contra vermes. Cuide suas bactérias do bem, pois elas cuidam muito bem de você!   

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]