Justiça Federal julga processo contra Garotinho em 2ª instância nesta terça
03/09/2018 15:03 - Atualizado em 03/09/2018 18:01
A 2ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) vai julgar na tarde de terça-feira (4) o processo em que o ex-governador Anthony Garotinho, candidato do PRP ao governo do Rio, foi condenado em primeira instância a dois anos e seis meses de reclusão, em regime aberto, por formação de quadrilha. Na mesma ação, é réu o ex-chefe da Polícia Civil do Rio Álvaro Lins, condenado a 28 anos, pelos crimes de quadrilha armada, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O processo em que os dois foram condenados investigou o esquema de corrupção envolvendo delegados acusados de receber propina para facilitar a exploração de jogos de azar no Estado. A ação começou a tramitar em primeira instância em 2008.
O processo havia sido desmembrado em relação a Álvaro Lins, mas o relator do caso no TRF-2, desembargador federal Marcello Granado, ordenou o remembramento da ação.
Em nota, a defesa de Garotinho argumenta que resultados de julgamentos posteriores ao pedido de registro não geram efeito sobre a elegibilidade de um candidato e que "o julgamento de amanhã não influencia nos rumos da eleição deste ano e, certamente, no de pleitos futuros, uma vez que Garotinho tem revertido em tribunais superiores todas as decisões da Justiça estadual". A defesa diz que as acusações são absurdas, fruto de perseguição política.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem entendido que o limite temporal para reversões fáticas ou jurídicas relativas ao registro de candidatura que venham a atrair a inelegibilidade é a data do pleito eleitoral.
Na Curva do Rio, a jornalista Suzy Monteiro também registrou a inclusão na pauta de julgamento. 
Fonte: O Globo
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]