Ponto Final - Romário à frente na corrida ao governo do Rio de Janeiro
17/08/2018 10:08 - Atualizado em 21/08/2018 13:46
Números no Rio
A corrida eleitoral oficialmente começou ontem, conforme calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um dia antes, na quarta-feira, o instituto RealTime Big Data apresentou a mais recente sondagem da corrida à sucessão de Luiz Fernando Pezão (MDB) no Palácio Guanabara. Os números não são muito diferentes do que já apresentou o instituto Paraná, nas pesquisas divulgadas em maio e julho: o senador Romário (Podemos) lidera com 25% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (DEM) com 19%; e o ex-governador Anthony Garotinho (PRP) com 14%.
Pequena diferença
Apesar de o resultado manter todo mundo embolado, não há mais empate técnico, como ocorreu na sondagem do Paraná. A margem de erro na atual pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na noite de ontem, após o fechamento desta coluna, a TV Bandeirantes recebeu os postulantes a governador do Rio para o primeiro debate. Na próxima segunda-feira, será a vez do Ibope apresentar sua primeira pesquisa junto ao eleitorado fluminense neste ano, já com a impressão dos eleitores sobre o debate e o início da campanha.
Candidatos que pontuam
Na sondagem do RealTime Big Data, o deputado federal Indio da Costa (PSD) tem 6%; Márcia Tiburi (PT), Tarcísio Motta (Psol) e Pedro Fernandes (PDT) aparecem com 3%, enquanto Marcelo Trindade (Novo) tem 2%. O cenário mostra todos tecnicamente empatados. O candidato Wilson Witzel (PSC) conta com 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 20%, e indecisos, 4%. Foram 2 mil entrevistados entre 10 e 12 de agosto. O nível de confiança é de 95% e o levantamento, encomendado pela TV Record, está registrado no TSE sob o protocolo RJ-02317/2018.
Rejeição
Outra similaridade entre as pesquisas divulgadas até o momento é o índice de rejeição dos candidatos no Rio. Garotinho, terceiro colocado nas intenções de votos, segue na ponta com 69%. Paes é o segundo tanto nas intenções de voto, quanto na rejeição: aparece com 53%. Até o líder na corrida, segundo a pesquisa, acumula uma alta rejeição. Romário aparece com 47%. Na sequência aparecem Indio (45%), Tarcísio (42%), Márcia (38%), Wilson (37%), Pedro (34%) e Marcelo (32%).
Índice pesa
Candidato ao governo do Rio também em 2014, Garotinho bateu 48% de rejeição em pesquisa Datafolha. O índice negativo pode não ter sido o principal, mas foi fator de peso para não levá-lo ao segundo turno daquele ano. Na sondagem do RealTime Big Data, parece ser suficiente para não vencer nos cenários de segundo turno em que foi colocado. Contra Romário, o campista tem 19%, enquanto o senador registra 39%. Brancos e nulos somam 33%; indecisos, 9%. Já no cenário de confronto com Paes, Garotinho tem 20%, enquanto 36% do ex-prefeito carioca. Brancos e nulos somam 33%; 11% não sabem em quem votar.
Mais um cenário
Além dos cenários em que o ex-governador Garotinho foi colocado no segundo turno, a pesquisa simulou o confronto com os dois primeiros colocados nas intenções de voto do primeiro turno. No embate entre Romário e Eduardo Paes, o senador aparece com 37%, enquanto o ex-prefeito da capital bate 29%. Nesse cenário, brancos e nulos somam 25%. Não saberiam em quem votar 9% dos entrevistados pelo RealTime Big Data.
Segurança
A violência não dá trégua em Campos, que já registrou neste ano 150 homicídios. Com seis meses de intervenção federal no estado, que por aqui só apareceu, efetivamente, em uma megaoperação no dia 9 de agosto, ontem foi a vez da Prefeitura de Campos divulgar seu Plano Municipal de Segurança Pública. Como esta coluna já vem alertando, ações integradas são essenciais para tirar a cidade do ranking da violência, sobretudo com os índices registrados no subdistrito de Guarus, que ontem à noite voltou a receber a visita do caveirão do Bope em apoio à Polícia Militar durante patrulhamento de rotina.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS