Ponto Final - Conselho da Associação de Terminais Portuários Privados em Campos e SJB
14/08/2018 10:45 - Atualizado em 21/08/2018 13:45
ATP em Campos
Campos recebeu ontem, no Hotel Ramada, a reunião do Conselho da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). A associação de instalações portuárias privadas tem, entre os seus membros, o Porto do Açu, além de outros importantes portos como Itapoá, Pontal, Sudeste, Portocel, Portonave, Vale, Gerdau, Usiminas, Ternium, Brasken, Samarco, Transpetro entre outros. O grupo responde por impressionantes 60% do total de cargas movimentadas nos portos brasileiros em 2017. Mais de 21 membros do Conselho da ATP chegaram em voo comercial para a reunião no Ramada, onde pernoitaram, e hoje visitam o Porto do Açu.
Visita ao Açu
Hoje, em SJB, os conselheiros da ATP terão a oportunidade de ver a 4ª operação de transbordo realizada no Porto do Açu com um navio classe VLCC (Very Large Crude Carrier), utilizado para o transporte de óleo cru e uma das maiores embarcações do planeta. O Terminal de Petróleo (Toil) do Açu, que tinha o calado de 20,5 metros, recentemente ampliou a sua profundidade para 25 metros, após a dragagem de 38 milhões de metros cúbicos de material. Agora com 25 metros de profundidade, é o único terminal privado no Brasil com capacidade para receber este tipo de embarcação, da classe VLCC.
Sem resposta
O governo federal colocou a Polícia Federal e o Ministério Público Federal à disposição do Rio de Janeiro para colaborar nas investigações da execução da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes, que completa 5 meses hoje. De acordo com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, não ser trata de desqualificar a equipe da Polícia Civil que comanda as investigações, mas reconhecer as dificuldades e a complexidade do caso, que envolveria a milícia e há investigações, inclusive, de políticos de influência no estado.
Valas negras
No Brasil, mais da metade da população não tem esgoto tratado e sofre com doenças. Ou seja, grande parte da sua população da periferia continua mergulhada em valas de esgoto, em condições precárias, semelhantes às nações mais pobres da África. Que desta vez o próximo presidente da República leve adiante a promessa de cada eleição em universalizar o acesso à água potável e a de cumprir o Plano Nacional de Saneamento Básico.
Corporativismo
Ao cabo de mais uma legislatura, o Congresso Nacional revela alguns aspectos em seu perfil de composição parlamentar. Por exemplo, a chamada Bancada da Bíblia na Câmara cresceu em dobro nos últimos oito anos. Já o agronegócio tem a bancada mais ativa e organizada. Em meio a um sindicalismo fragilizado pelo fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, uma categoria de trabalhadores se destaca no Parlamento: a dos servidores públicos, a maior bancada entre os deputados federais.
Patrimônio
Alvo de severas críticas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acabou por recuar de sua decisão em disponibilizar definições genéricas sobre os bens dos candidatos a cargos eletivos neste ano. O TSE decidiu mesmo detalhar os bens dos candidatos. O professor Ricardo Ismael assinalou que o detalhamento dos bens dos candidatos é importante para que se tenha conhecimento não apenas do seu atual patrimônio como também de sua evolução patrimonial.
Laranjas
O cientista político da PUC Rio lembrou que, com as definições genéricas, não é possível saber, por exemplo, se imóveis declarados são os mesmos que os candidatos já possuíam em outras campanhas eleitorais, dificultando a comparação de valores. Uma tática muito conhecida é utilizada também por candidatos, muitos deles, que antes das eleições decidem transferir seus bens para os nomes de parentes e outros mais próximos.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS