Os 25 anos da Uenf, entre prêmios e luta
11/08/2018 18:58 - Atualizado em 21/08/2018 13:45
Bodas de prata
Na próxima quinta-feira (16), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) completa 25 anos. A data será comemorada, às 14h do dia 16, durante Sessão Solene do Conselho Universitário da Uenf (Consuni), no Centro de Convenções. Mas, durante toda a semana, haverá eventos comemorativos. O primeiro será terça (14), às 14h30, com a reabertura do Espaço da Ciência da Uenf. O evento contará com visita à exposição e exibição de filmes de divulgação científica produzidos pelo Espaço da Ciência, que foi reformado para acomodar mais 100 animais empalhados doados pelo Museu de Taxidermia de Nova Friburgo.
Sonho real
A Uenf é um sonho antigo dos campistas que se tornou realidade. Uma grande campanha popular realizada em Campos dos Goytacazes em 1989 resultou em um abaixo-assinado com mais de quatro mil assinaturas, o qual embasou a emenda constitucional que estabelecia a criação da Uenf. Ao tomar posse como governador do Estado em 1991, Leonel Brizola delegou ao professor Darcy Ribeiro a tarefa de conceber o modelo e coordenar a implantação da Uenf. Em dezembro de 1992, foi aprovada a Lei 2.043/92, de autoria do então deputado Fernando Leite, criando a Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte), com o objetivo de manter e desenvolver a Uenf.
Pura história
A trajetória da Uenf é pontuada por personagens históricos. Além do governador Leonel Brizola e do professor e antropólogo Darcy Ribeiro, coube ao arquiteto Oscar Niemeyer elaborar o projeto arquitetônico do campus universitário, que hoje dá o nome ao Centro de Convenções da Uenf. O primeiro vestibular da instituição foi realizado em junho e a primeira aula, em 16 de agosto de 1993. Doada em testamento por Finazinha Queiroz para ser a sede de uma futura universidade que viesse a ser instalada em Campos, a Casa de Cultura Villa Maria foi inaugurada em dezembro do mesmo ano.
Valorização
Porém, nada disso protege a Uenf de problemas, infelizmente, corriqueiros, como falta de verba. Não são poucas as carências da Universidade que, mesmo assim, é uma das 15 melhores do País. Ano passado, por pouco a universidade não fechou as portas diante de uma de suas maiores — se não a maior — crise financeira. Sem segurança no campus, os roubos se multiplicaram. Também não havia serviço de limpeza e o restaurante universitário chegou a ser fechado. Aos poucos, a Uenf volta a sua rotina e tenta “correr atrás do prejuízo”. Mas, outros problemas surgem.
Ameaça
Agora o perigo vem do governo federal através do suposto corte nas bolsas de pesquisas, que atingiria cinco instituições de Campos, entre elas a Uenf. A possibilidade é admitida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo o presidente do Capes, Abílio Neves, “foi repassado à Capes um teto limitando seu orçamento para 2019”, como mostra a matéria da página 7 desta edição, assinada pelo jornalista Matheus Berriel. Diante da repercussão negativa, o governo federal negou no corte. Assim espera-se.
Viva cultura!
O projeto “Viva Jardim São Benedito” será inaugurado neste domingo (12) com a cantora campista Flávia Élle, das 11h às 13h. As apresentações musicais acontecerão sempre no segundo domingo de cada mês com artistas selecionados através de edital, como é a definição do governo Rafael Diniz. O projeto da superintendência de Entretenimento e Lazer conta ainda com a revitalização do tradicional espaço de lazer da cidade — primeira etapa foi entregue em julho —, através de várias secretarias e superintendências.
Homenagem
No mês dos pais, a Câmara de São João da Barra realiza mais uma vez o prêmio “Pai Talento”. Neste ano, o evento vai ocorrer no dia 23 de agosto, a partir das 19h, na sede do Legislativo. A entrada é franca. Cada vereador indicará um pai que será homenageado. A listagem com nome dos agraciados deve ser divulgada nos próximos dias pela Câmara. Esta é a sexta edição do prêmio, que tem o objetivo de ressaltar a importância dos pais na formação humana e, ao mesmo tempo, homenageá-los.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS