Ponto Final - Eleição da mesa diretora sem surpresas
09/08/2018 11:17 - Atualizado em 16/08/2018 16:56
Articulação
Líder do governo Rafael Diniz (PPS) na Câmara, o vereador Fred Machado (PPS) foi eleito presidente do Legislativo para o próximo biênio, como adiantado pelo blog Opiniões, hospedado no Folha1, e por esta coluna. O resultado unânime também foi aventado ontem pelo Ponto Final. Isso mostra que apesar de estar atualmente em uma posição que muitas vezes obriga embate com colegas da oposição, Fred teve bom desempenho nas articulações de bastidores. Até terça, a certeza era de 20 votos favoráveis. Ontem, foram confirmados os 25.
Mesa eleita
A composição da mesa também não trouxe surpresa. Confirmou o que adiantou na última terça-feira o blog Opiniões: Fred presidente; Abdu Neme (PR), vice-presidente; José Carlos (DC), primeiro secretário; Marcelo Perfil (PHS), segundo vice-presidente; e Igor Pereira (PSB), segundo secretário. Como suplentes, foram eleitos Pastor Vanderli (PRB) e Luiz Alberto Neném (PTB). As decisões foram unânimes em quase todos os cargos da mesa, exceto o de primeiro secretário.
Sem unanimidade
A escolha de José Carlos como primeiro secretário contou com 23 votos. Os vereadores Joilza Rangel (PSD) e Álvaro Oliveira (SD) se abstiveram. Quem acompanha o Legislativo campista sabe muito bem o porquê desta decisão. Enquanto o líder do governo quase sempre buscou dialogar de forma tranquila, nos embates do plenário José Carlos muitas vezes se excedeu. E tais discussões ultrapassaram as questões das ideias, com frases de efeito e bordões que já geraram muitas confusões: inclusive com a saída de Joilza saindo do plenário chorando.
Aumento
Por 7 votos a 4, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu enviar ao Congresso a proposta de aumento dos salários dos ministros da Corte , para 2019. O salário atualmente é de R$ 33,7 mil e o percentual de reajuste, de 16%. Caso seja aprovado no Orçamento da União, que será votado pelo Congresso, o salário dos ministros poderia chegar a R$ 39 mil, valor que provocaria efeito cascata nos salários do funcionalismo — o subsídio dos ministros é o valor máximo para pagamento de salários no serviço público.
Os votos
Votaram a favor do aumento os ministros Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. A presidente da Corte, Cármen Lúcia, votou contra o reajuste, assim como os ministros Rosa Weber, Edson Fachin e Celso de Mello. Toffoli e Lewandowski ressaltaram que a proposta não terá impacto financeiro nas contas públicas. Segundo os ministros, foram feitos cortes internos nas despesas para bancar os custos.
Unidos
O presidente Michel Temer (MDB) vai ao Paraguai na próxima quinta-feira acompanhado dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB), onde participa da cerimônia de posse do novo dirigente do país, Mario Abdo Benítez. Nas últimas vezes que Temer deixou o Brasil, Maia e Eunício também tiveram que se ausentar. Com a legislação atual, os dois parlamentares têm que deixar o Brasil para não assumirem a Presidência na ausência do titular e, com isso, se tornarem inelegíveis para as eleições de outubro, porque descumpririam o prazo de desincompatibilização.
Sede
A VII Olimpíadas da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (FEAPAES-RJ) vai acontecer de 16 a 19 de agosto em Campos dos Goytacazes. O evento tem a organização da Federação Estadual que vai trazer várias instituições do Estado do Rio de Janeiro. A Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), apoia o evento. A Federação atende atualmente 64 APAEs, divididas em oito regiões: Serrana, Sul, Centro Sul, Lagos, Norte, Noroeste, Metropolitana 1, Metropolitana 2.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS