Ponto Final - Fred Machado eleito nesta quarta presidente da Câmara com proposta regional
08/08/2018 10:40 - Atualizado em 13/08/2018 13:53
Nova mesa da Câmara
Como adiantou ontem o blog Opiniões, hospedado no Folha 1, a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Campos entrará na pauta na sessão de hoje. E o resultado quase certo foi revelado de véspera: Fred Machado (PPS), como presidente; Abdu Neme (PR), vice-presidente; José Carlos (DC), primeiro secretário; Marcelo Perfil (PHS), segundo vice-presidente; e Igor Pereira (PSB), segundo secretário. Entre os 25 votos, as dúvidas até ontem eram Álvaro Oliveira (SD), Josiane Morumbi (PRP), Eduardo Crespo (PR), Renatinho do Eldorado e Cabo Alonsimar, ambos do PTC. Com certeza da maioria, não será surpresa se votação for 25 a 0.
Pós-Chequinho
Com o enfraquecimento do grupo de Anthony Garotinho (PRP), cuja bancada eleita via Cheque Cidadão foi ferida de morte pela operação Chequinho, o governo Rafael Diniz (PPS) nada de braçada na Câmara. É importante na recuperação de um município deixado em estado falimentar após duas gestões de Rosinha Garotinho (Patri) — inelegível por oito anos após ter suas contas unanimemente rejeitadas no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Mas compromete o equilíbrio que seria desejável na relação entre legislativo e executivo. Embora Campos apenas repita a dependência entre poderes que se reproduz em quase todo o Brasil.
Arquitetura
Eleito prefeito após ser destaque de primeiro mandato na oposição legislativa ao último governo Rosinha, Rafael aprendeu bem a lição, se mostrando um negociador hábil com a Câmara. Nisso foi fundamental a participação do seu atual presidente, Marcão Gomes (PR), que vai sair para se candidatar a deputado federal. Por parte do executivo, quem também atua nessa função de costura é o secretário de Governo Alexandre Bastos, conhecedor dos bastidores do legislativo municipal por seu trabalho como jornalista político. Líder da bancada governista, Fred representa a continuidade desse bom trânsito.
Sem capacho
“Nossa expectativa é boa. Como líder do governo, tive proximidade não só com a situação, como com a oposição. Já conversei com Alonsimar e Renatinho. E pretendo fazer o mesmo, antes da votação, com Álvaro, Josiane e Eduardo. Acredito que nossa eleição possa até ser por unanimidade, ainda que respeitemos a opinião de cada um dos 25 vereadores”, disse Fred ontem à coluna. Caso seja confirmado como novo presidente, ele garante que serão mantidas as boas relações com Rafael, de quem é amigo pessoal, mas ressalvou: “só não vou ser um capacho do executivo, como foi Edson Batista (PTB) no governo Rosinha”.
União regional
Irmão da prefeita sanjoanense Carla Machado (PP) e primo do presidente da Câmara de São Francisco de Itabapoana, o vereador Pintinho (Pros), Fred também pretende dar força à atuação regional: “Hoje nós temos municípios da região que estão inadimplentes com a União. E que por isso não podem receber verbas federais de emendas parlamentares a eles destinados. Temos que fortalecer o Parlamento Regional e o Consórcio de Municípios para superar essas dificuldades. Juntos, somos fortes para negociar com a União e o Governo do Estado. Com a ajuda dos legislativos e executivos da região, isso será também meu objetivo”.
Silêncio
Enquanto a Câmara de Campos vive a expectativa da eleição, em São João da Barra pouco se fala da muitas vezes aventada votação para ampliar o número de cadeiras no Legislativo. Muitas especulações foram feitas nos últimos meses, mas o projeto que vai subir as vagas na casa de nove para 11 ou 13, ainda não foi para o plenário. Atual presidente, Aluizio Siqueira (PP) quer o aumento e já até chegou a citar o número de 13 cadeiras. O presidente eleito para o próximo biênio, Alex Firme (PP), não esconde que prefere o aumento para 11.
Responsáveis
A cada notificação que a Prefeitura de Campos faz com relação a imóveis que precisam passar por limpeza e manutenção, fica evidente que a epidemia de chikungunya no município tem muitos responsáveis. Entre eles estão os proprietários dos imóveis, que deixam chegar a tal situação, com focos de proliferação dos mosquitos. Também são responsáveis alguns vizinhos, que transformam casas abandonadas e terrenos baldios em verdadeiros lixões. Isso também não exime a responsabilidade da Prefeitura, que esperou uma epidemia para tomar tal atitude. Até agora, mais de 400 notificações foram feitas este ano.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS