Dia do Basta altera funcionamento de bancos em Campos
Verônica Nascimento 10/08/2018 12:34 - Atualizado em 11/08/2018 14:03
Verônica Nascimento
Esta sexta-feira (10), em todo o país, é o Dia do Basta, ato contra a retirada de direitos da classe trabalhadora. Em Campos, uma manifestação está prevista para esta tarde; mas, já pela manhã, havia grande movimentação no Centro devido ao retardamento da abertura de oito agências centrais pelo Sindicato dos Bancários. A maior fila para atendimento foi registrada na agência do Santander da rua Treze de Maio.
Diversos funcionários RPAs da Prefeitura reclamavam por não terem sido avisados de que as agências só abririam às 12h. “Não tem nem como desistir, porque tenho de voltar para o trabalho”, disse Luciana, que estava na fila, com o filho de quatro anos, desde antes das 10h. “Acho que deve haver luta pelos direitos dos trabalhadores, sim, mas ficou ruim para a gente, que teve o pagamento de maio liberado só hoje”, contou Philipe.
O retardamento da abertura de agências bancárias foi programado em todo o país pela categoria. Em Campos, ficaram fechadas até o meio-dia as agências Caixa, Bradesco, Santander e Itaú do calçadão; Santander, Bradesco e Banco do Brasil da Trezes de Maio e Itaú, da Santos Dumont. Os bancários rejeitaram, nas assembleias realizadas na noite de quarta (8), a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e reivindicam aumento de 5%, mais a inflação do período de um ano. Os banqueiros só aceitaram cobrir a inflação, que foi de 3,87%, e não querem assegurar direitos na nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Pela manhã, no calçadão do Centro, o ato do Sindicato dos Bancários de Campos e Região ganhou o apoio de outros sindicatos que participam do Dia do Basta. Estavam presentes representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), Sindipetro, Sindicato dos Metalúrgicos, e Sindadicato dos Urbanitários, além de movimentos estudantis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS