Batido o martelo
20/08/2018 18:48 - Atualizado em 20/08/2018 19:15
Foi batido o martelo. A grande atração do show de final de ano que a Folha da Manhã faz anualmente para convidados será Roberto Menescal, que se apresentará junto com o "Quarteto do Rio". O evento será realizado no dia 06 de novembro, uma terça-feira, no Teatro Trianon.
Roberto Menescal é músico, produtor e compositor, sendo um dos fundadores da Bossa Nova. Ele participava ativamente das reuniões no apartamento da cantora Nara Leão, na Avenida Atlântica, em Copacabana, onde o movimento começou.
Menescal é um dos mais importantes compositores da Bossa Nova, ao lado de nomes como Tom Jobim, Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento, como "O Barquinho", feita em parceria com Ronaldo Bôscoli, um dos seus parceiros mais constantes.
"O Barquinho" surgiu em um passeio no mar entre Cabo Frio e Arraial do Cabo, quando o motor deu pane e o barco que levava Menescal, Bôscoli e amigos ficou à deriva no Oceano Atlântico. Entre a pane e o resgate do barco a dupla dedilhou a melodia e iniciou a letra da hoje consagrada canção.
O "Quarteto do Rio" é o grupo formado por três remanescentes das últimas formações de "Os Cariocas": Eloi Vicente (voz e violão), Neil Teixeira (baixo e voz) e Fabio Luna (voz e bateria). A eles se juntou Leandro Freixo (voz e teclados).
O nome "Os Cariocas" não pode ser mais usado, já há dois anos, por veto de Lúcia Veríssimo após a morte de Severino de Araújo Silva Filho, seu pai, fundador e quarto integrante da última formação de "Os Cariocas".

Como acontece todo ano, além da boa música, o show movimentará o comércio de vestuário da cidade e também os restaurantes que estiverem abertos na noite do evento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]