Ponto Final - Convenções partidárias e articulações intensas
- Atualizado em 03/08/2018 11:04
Correndo contra o tempo
Os últimos dias antes do prazo final das convenções partidárias têm sido de articulações intensas. Ontem, a aliança em torno do ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), ganhou mais um reforço: o PV anunciou apoio à candidatura de Paes ao Governo do Estado. Enquanto isso, o senador Romário tenta afinar discurso com o PSC e o ex-governador Anthony Garotinho (PRP) passou o dia incomunicável. Na verdade, comunicou e muito. Garotinho aposta as fichas na reaproximação com o PR e, de quebra, com o Pros, que tem sua filha Clarissa como pré-candidata à reeleição.
Diálogo
O presidente do Partido da República (PR) no estado, deputado federal Altineu Côrtes, não nega que existe um diálogo com o antigo mandachuva do partido: “O partido ouviu todo mundo, inclusive o Garotinho. Esse apoio vai ser definido amanhã (hoje, dia 3). A nossa convenção acontece no domingo (5), mas amanhã (hoje) a gente vai ter uma decisão sobre isso”, afirmou. Garotinho deixou o PR em janeiro, após ser destituído da presidência regional. Dois meses antes, ele havia sido preso na operação Caixa d’Água, junto com o então presidente nacional do partido, Antonio Carlos Rodrigues.
Nuvem
Garotinho deixou o PR falando “cobras e lagartos” e chamou o partido de “sucursal do governo Temer”. Também criticou Altineu Côrtes, citando, em seu blog, denúncias sobre suposta ligação com a Lava Jato. Mas, como política é como nuvem, o PR e Garotinho continuarão ligados enquanto durarem os efeitos da operação Caixa d’Água. Como exemplo, foi através do habeas corpus impetrado por Antônio Carlos Rodrigues que o andamento da Ação Penal foi suspenso, beneficiando neste momento pré-eleitoral, principalmente, Garotinho.
Boas novas
O superintendente municipal de Agricultura, Nildo Cardoso, voltou do Rio de Janeiro, ontem, com boas notícias: hoje inicia limpeza do canal de Coqueiros, começando pelo Matadouro, Califórnia, Flamboyant, Jóquei e Penha. Terça-feira inicia a dragagem do Canal Cacomanga e a retirada do “Bota fora” do canal de São Bento para nova intervenção. O trabalho é realizado em parceria entre Governo do Estado, através da secretaria estadual do Ambiente, e Prefeitura de Campos.
Requer análise
Com a popularidade maçante das redes sociais, os já conhecidos boatos, atualmente apelidados de “fake news”, têm circulado com mais frequência e atingido diversas camadas sociais, sendo algumas até tomadas como verdade absoluta. Embora a internet tenha seu papel importante na difusão rápida de informações, toda análise mais apurada é válida em quaisquer circunstâncias.
Evento
A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos, irá sediar em setembro a 37ª Jornada Fluminense de Botânica, reunião dos botânicos do estado do Rio de Janeiro promovida pela Sociedade Botânica do Brasil. A edição deste ano terá como tema “As plantas e os seus relógios biológicos” e é voltado a alunos, professores e pesquisadores, e aberto a todos os interessados na conservação e na sustentabilidade dos recursos naturais. A data limite para submissão de resumos é até o dia 12 de agosto através do site http://uenf.br/evento/jornadafluminensedebotanica.
Idade certa
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a validade da norma que definiu a idade mínima em que crianças podem ser matriculadas no ensino fundamental nas escolas públicas e particulares. Com isso, a matrícula no primeiro ano do ensino fundamental só pode feita se a criança tiver completado 6 anos de idade até o dia 31 de março do ano da matrícula. Dessa forma, se ainda tiver 5 anos, a criança deve continuar na educação infantil até completar o critério.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]