Dietas Vegetarianas e Veganas: Benefícios e Perigos
Artigo de Luciana Sampaio Peres*
Esta cada vez mais comum o número de adeptos das dietas vegetarianas e veganas no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em abril deste ano, mostrou que 14% dos brasileiros estão excluindo a carne do cardápio.
A pesquisa mostra ainda o crescimento do interesse populacional por produtos veganos (livres de qualquer ingrediente de origem animal, não apenas a carne). As dietas vegetariana e vegana são associadas a muitos benefícios para a saúde devido a seu alto teor de fibras, vitaminas, minerais e ao menor consumo de gorduras saturadas.
Tem sido observada uma menor incidência de obesidade, diabetes tipo 2, doença cardiovascular, hipertensão, dislipidemia e até de alguns tipos de câncer nesta população. Entretanto, seus praticantes, quando não bem orientados, do ponto de vista nutricional, possuem maior risco de desenvolver deficiências de macro e micronutrientes, principalmente a de vitamina B12, vitamina D, zinco, ferro, cálcio e ômega-3.
Diante desse contexto, torna-se imprescindível que os praticantes, seus médicos e nutricionistas estejam atentos a todas estas possibilidades. A adequação nutricional da dieta vegetariana/vegana deve ser feita individualmente, com base no tipo, quantidade e variedade de nutrientes consumidos por cada seguidor.
De todas essas deficiências possíveis, chamo a atenção para a deficiência de vitamina B12 (principalmente em veganos) que pode causar um tipo de anemia, (a anemia megaloblástica), doenças neurológicas (incluindo demência e declínio cognitivo ) e aumento da homocisteína ( substância associada com o aumento do risco de doenças cardiovasculares).
Normalmente, haverá a necessidade de reposição desta substância com suplementos vitamínicos. Mas cuidado com a auto-medicação. Existe uma crença popular (muito provavelmente gerada e impulsionada pela indústria farmacêutica) de que quanto mais vitaminas ingerirmos, melhor será a nossa saúde.
Essa crença tem levado ao uso indiscriminado de polivitamínicos, razão pela qual podemos observar a quantidade de marcas e tipos disponíveis nas prateleiras das farmácias.
É de suma importância que as pessoas tenham conhecimento de que as vitaminas, quando ingeridas sem indicação, podem ser tóxicas ao nosso organismo. Por exemplo: doses excessivas de vitamina C podem aumentar o risco de cálculo renal; de vitamina D podem causar hipercalcemia, assim como o uso exagerado de vitamina A, na gestação, pode produzir anomalias e malformações no feto.
Desta forma, ao escolher o tipo de alimentação que você quer seguir, procure também um profissional especializado para orientar-lhe.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Winston J Craig. Health effects of vegan diets

2. Paul N. Appleby* and Timothy J. Key .The long-term health of vegetarians and vegans .
3. UpToDate. Vitamin supplementation in disease prevention.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
*Luciana é clínica médica (RQE 29636), endocrinologista (RQE 29637), pós-graduada em Nutrologia/ABRAN. Atua em Porto Alegre e Alegrete, no Rio Grande do Sul.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]