Porque Fumamos
24/08/2018 11:08 - Atualizado em 24/08/2018 11:11
Como funciona a psicologia por trás do cigarro: por que fumamos?
 
Apesar de menos citada, a dependência psicológica é uma das grandes responsáveis pelo vício.
 
Se você perguntar para uma pessoa como ou quando ela começou a fumar, grandes chances de as respostas serem: por curiosidade e antes dos vinte anos. Muitas pessoas começam a fumar pela influência da mídia ou dos pais, professores, ídolos e amigos, que exercem grande poder de autoridade, mesmo de forma inconsciente.
 
“Noventa por cento dos fumantes iniciaram seu consumo antes dos 19 anos de idade, fase em que o indivíduo ainda está em transição, em construção da sua própria personalidade”, comenta o psicólogo e coach João Alexandre Borba. Apesar de o fumante, na maioria das vezes, sentir-se mal na primeira tentativa, ele insiste em aprender a fumar, já que, por meio desse ato, ele sente que poderá integrar-se ao grupo de amigos, parecer mais velho, ter status, etc. “Muitos fumantes afirmam que insistiram no cigarro por achar que fumar era bonito – e depois não conseguiram mais largar”, exalta Borba.
 
Uma das grandes questões que o cigarro traz é que quando tocamos nesse assunto, logo pensamos na nicotina, substância psicoativa, estimulante do Sistema Nervoso Central. Porém, a dependência psicológica, menos citada, também atua com bastante força e de forma complexa.
 
O cigarro traz consigo uma expectativa positiva, que foi criada e reforçada principalmente pela propaganda, cinema e mídia durante anos. “Dessa forma, ele passa a fazer parte da vida do fumante, que enxerga no cigarro um auxílio para enfrentar a vida. Quando adolescente, o fumante acredita que só pode enfrentar a vida com o cigarro ao seu lado. O cigarro pode ter sido útil em um momento de fragilidade, porém com o tempo estabeleceu-se a dependência física e psicológica, e o fumante fica preso nessa armadilha”, ressalta Borba, que diz que, nesses casos, o fumante sofre sem o cigarro, não se conhece mais sem ele, não sabe mais distinguir que características são suas e quais as provocadas pelo uso do cigarro.
 
Engraçado é que, apesar de todos saberem o mal causado pelo cigarro, não são todos os fumantes que desejam largar o vício. “Muitas pessoas quando pensam em parar de fumar sentem-se tristes por ter que dizer adeus ao cigarro. É como se eles estivessem dando adeus a um hábito que lhes faz bem, já que o cigarro potencializa o prazer,” diz Borba.
 
Muitas pessoas depositam suas capacidades no cigarro, achando que só poderão realizar tais atividades devido a ele. “Obviamente, a capacidade é da pessoa, mas ela a atribui ao cigarro. Por isso, o fumante acredita que só pode escrever, criar, ter uma atividade mental ou relacionar-se fumar”.
 
Por outro lado, o cigarro também pode servir como “bode expiatório” para uma pessoa – ela acredita não ser aceita em um grupo porque fuma, e, dessa forma, deposita todos os seus fracassos no cigarro – claro, de forma errônea.
 
Dessa forma, percebe-se que a dependência psicológica precisa de um tratamento específico tanto quando a dependência física. “Mas sempre ressalto: não adianta tratar uma pessoa que não tem vontade de parar de fumar. Agora, se ela tem esse desejo, o auxílio psicoterápico pode ser uma grande ajuda para resolver essa questão,” conclui o especialista.
 
Quem é João Alexandre Borba:
 
Master Coach Trainer e Psicólogo
 
https://www.facebook.com/joaoalexandre.c.borba
 
 
21 9.9804-2805
 
 
 
 
 
 
Colaboração para o BNB
 
Verônica Pacheco
Toda Comunicação
41 3209-8542 - cel whats 41 98846-9535
 
https://www.facebook.com/Todacomunicacao
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]