A Saga dos 700 Cavaleiros na Baixada Campista

Por Fabiana Pinto

Repleta de tradições e representações culturais, a baixada campista perpetua sua história.

Considerada um patrimônio histórico cultural, as cavalgadas no Brasil tiveram origem nos séculos 17/18, quando tropeiros montados em cavalos e burros conduziam o gado, equino ou bovino, de uma fazenda à outra. Hoje a prática acontece por motivos religiosos, por esporte ou por diversão e agrupa cavaleiros, amazonas e famílias inteiras, além de charretes, carros, caminhões e outros veículos que a acompanham, fortalecendo o convívio e movimentando as economias regionais.

A origem das cavalgadas na Baixada Campista em especial, é explicada pela própria vocação local. A historiadora Larissa Manhães explica que há uma ocupação histórica da região que começa com a criação de gado, sendo registrado o primeiro curral no distrito de Campo Limpo e que, além de ser parte de uma atividade econômica, o cavalo é apresentado também como atividade de lazer, um meio de compartilhamento, de convivência entre as pessoas que trabalhavam com a criação de gado.

O autor Alberto Ribeiro Lamego retrata no livro A Planície do Solar e da Senzala (1934), a primeira cavalhada da região, que aconteceu no Solar, por ocasião da visita de Dom Pedro II. Não pode ser esquecida a secular cavalhada de Santo Amaro, que encena a luta entre mouros e cristãos, ano após ano, durante os festejos do dia 20 de janeiro, configurando a maior celebração religiosa da Baixada.

Nos anos 90 as cavalgadas se renovaram e ganharam mais repercussão em eventos sociais a partir dos anos 2000.

Em 2002 foi realizada a primeira Cavalgada dos 700 Cavaleiros, cujo título foi adotado a partir de sua 3ª edição. Segundo o idealizador e organizador do evento, Paulo Marques, a idéia surgiu quando esteve em Quissamã conhecendo a cavalgada de Nossa Senhora Aparecida. Este ano festeja a 16ª edição, com a maior cavalgada da Baixada Campista, atraindo turistas das cidades do entorno e de outras regiões.

Para manter a tradição, o evento continuará a acontecer no último domingo do mês de agosto, (dia 26 próximo), começando às 9h com café da manhã na pista de laço de Santo Amaro e saída prevista às 10:30h, em direção ao Espaço Rural em Mineiros.

São 16 km de percurso com segurança e animação garantidas e na chegada 18 atrações musicais garantem a festa. 

Convites para pista e camarotes já estão à venda em Campos, nas lojas Dieguez, do Calçadão, Minas Móveis Rústicos, Nashville Country e Martha Modas no Parque Centro, aceitando cartões de crédito e débito em dois pontos de vendas: Martha Modas (Parque Centro) e Agropecuária Ouro Negro (Baixa Grande).

Mais informações:
Assessoria de Imprensa
Fabiana Pinto
992235390

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]