Como medir a obesidade
29/08/2018 07:25 - Atualizado em 29/08/2018 07:36
Fat man holding a measuring tape. Weight Loss.
Fat man holding a measuring tape. Weight Loss. / google pt
O conhecido IMC, Índice de Massa Corporal, vem sendo criticado por muitos profissionais de saúde, inclusive eu, uma vez que não leva em consideração quanto de gordura e massa muscular um indivíduo apresenta de fato.
 De acordo com o IMC (peso em Kg dividido pelo quadrado da altura em metros) uma pessoa acima de 25 estaria com sobrepeso e com 30 seria obesa. A grande questão é que pessoas com massa muscular mais proeminente são classificadas no IMC como obesos, sem estarem nem perto disso.
 Pois bem, eis que surge a revolução!
Pesquisadores do Centro de Pesquisa e Bem-Estar e Obesidade da Cedars-Sinai (Los Angeles) publicaram no Scientific Reports um amplo estudo onde defendem o uso da relação entre a altura e perímetro abdominal no cálculo chamado de Índice de Massa Gorda Relativa (RFM = Relative Fat Mass).
Mais de 300 fórmulas foram testadas em um banco de dados com mais de 12 000 adultos. Chegou-se à conclusão que o método RFM é mais fidedigno e acurado na avaliação da obesidade e risco cardiovascular.
 O cálculo é bem simples:
 HOMENS: 64 - (20 x altura / circunferência da cintura) = RFM
MULHERES: 76 - (20 x altura / circunferência da cintura) = RFM
 Em primeira mão aqui, para todos os colegas e pessoas que buscam monitorar seu estado de saúde da melhor forma possível.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]