Cerveja Puro Malte é Melhor?
- Atualizado em 26/08/2018 09:31
cerveja
cerveja / medium
A cerveja é provavelmente a bebida alcoólica mais consumida no mundo e, existem registros do comércio da loura gelada desde 4000 a.C. na Mesopotâmia. Aliás, os sumérios eram tão encantados com a cerveja que veneravam Ninkasi, deusa da cerveja (sou fã de Conan ...).
A cerveja é produzida através da fermentação alcoólica de malte de cereais, principalmente a cevada. No entanto a cerveja pode ser produzida por cereais não maltados, como é o caso do milho.
De acordo com a legislação, a bebida deve apresentar no mínimo 55% de malte. Dessa forma, até 45% podem ser feitos com os chamados cereais não maltados. Estes variam de acordo com a disponibilidade de matéria-prima e as características que se quer dar à cerveja, principalmente leveza, uma vez que os cereais não maltados formam álcool sem deixar a bebida mais encorpada.
Na América do Sul é mais comum o uso de milho, assim como o arroz nos EUA, a aveia na Europa e o sorgo na África.
Os cereais não maltados barateiam a produção da cerveja e em grande parte por isso, passaram a ser vistos como vilões. O que não faz sentido na verdade. Da mesma maneira que cerveja "Puro Malte" não é sinônimo de cerveja de melhor qualidade. As cervejas de milho ou arroz, podem ser muito boas!
Um exemplo é a dinamarquesa Amager, que (em parceria com a carioca 2cabeças) fez a Marry Me in Rio, que contem milho, cevada e arroz e recebeu a nota louvável 87 no site de avaliações RateBeer.
Dessa forma, há muito "entre o céu e a terra" na qualificação de uma boa cerveja, principalmente a ausência de conservantes e estabilizantes, zelo no transporte evitando variações drásticas de temperatura e estresse mecânico (chacoalhar nas estradas...), entre outras variáveis. 
Infelizmente para os apreciadores, na maioria dos casos, as melhores cervejas são mais caras, até mesmo pela qualidade da matéria-prima utilizada, critério na fermentação e investimentos tecnológicos. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]