Os Benefícios do Chá Mate
- Atualizado em 18/08/2018 07:33
mate
mate / tuasaude
lex paraguariensis Saint Hilaire (Aquifoliaceae), popularmente chamado erva-mate, é nativa da América do Sul, sendo encontrada naturalmente no Brasil, Paraguai e Argentina. A infusão da erva pode ser consumida na forma de chimarrão, tererê ou chá mate gelado.
De sabor suave, muito apreciada pelas populações do sul e sudeste brasileiro, além dos vizinhos continentais, apresenta propriedades diuréticas, digestivas e antioxidantes. Na verdade há estudos que sugerem atividade de combate aos radicais livres tão eficiente quanto da vitamina C. 
Uma polêmica a cerca do mate é a presença de altas doses de cafeína, segundo alguns médicos, em concentração superior ao café, o que não é verídico.
100 ml de café expresso podem apresentar até 14 vezes mais cafeína do que o chá mate. Outra questão é que o chá mate comercial tostado perde boa parte de sua cafeína, enquanto o chimarrão, preparado com a erva mate verde, apresenta teor mais pronunciado de cafeína. 
Portanto, se você é fã de chás, considere o mate como uma bebida para o dia-a-dia, seja quente ou gelado, com gotas de limão, com leite, etc, mas sem açúcar.
Dica importante: não ferva a erva no preparo! Use água filtrada e quando bolhas se tornarem aparentes no aquecimento, desligue o fogo e adicione a erva-mate. Tampe por 10 a 15 minutos e fique à vontade para desfrutar desse aliado da boa saúde. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]