Intervenções no Paraíba adiadas mais uma vez. Motivo: burocracia
Projeto beneficiará pescadores em Atafona
Projeto beneficiará pescadores em Atafona / Paulo Pinheiro/Divulgação
As intervenções para desobstrução de dois trechos do rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, aprovadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) desde agosto do ano passado (aqui), agora têm previsão de serem iniciadas em setembro (como mostra matéria do jornalista Victor de Azevedo, publicada na edição do último domingo, 26, da Folha da Manhã). Em julho (aqui), o termo para execução foi assinado e a previsão era que as intervenções começassem neste mês.
Quando de fato saírem do papel, as intervenções vão acontecer em dois trechos: próximo à ilha do Cardoso, local de captação de água; e no canal de navegação da foz do Paraíba do Sul. O recurso para o pagamento das ações é oriundo de compensação ambiental, no valor de R$ 2,4 milhões — referente ao Terminal Sul do Porto do Açu.
Se a desobstrução do canal de navegação passa por todo esse imbróglio, com o anteprojeto de contenção do avanço do mar não é diferente. O recurso que sobrar das intervenções do Paraíba será utilizado para o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) para a viabilidade do anteprojeto, sonho antigo e luta incessante da comunidade.
Mais detalhes no Folha 1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]