Enel realiza fiscalização de fiação em postes
16/07/2018 16:14 - Atualizado em 17/07/2018 14:11
Fiscalização de fiação em Campos
Fiscalização de fiação em Campos / Isaías Fernandes
A Enel Distribuição Rio iniciou nesta segunda-feira (16) a fiscalização da fiação de telecomunicação dos postes no Centro de Campos. O objetivo é regularizar toda a estrutura dos postes e retirar a fiação e equipamentos que se encontram irregulares. A ação será realizada na Avenida Pelinca e, nas próximas semanas, será ampliada em outras áreas da cidade.
De acordo com as resoluções conjuntas da Aneel/Anatel 001/1999 e 004/2014, que trata do compartilhamento de postes, as empresas que utilizam a estrutura devem seguir o plano de ocupação e as normas técnicas da distribuidora local. O compartilhamento é o uso conjunto de uma infraestrutura da rede de distribuição aérea com as instalações das redes de telecomunicações. Já a gestão é do titular do poste e o serviço se dá por meio de aluguel.
Segundo as normas técnicas da distribuidora, podem ser feitas seis ligações em um poste: cinco de empresas de telecomunicações, uma da Enel, e a distância mínima para a fiação de baixa tensão em via urbana, entre a rede elétrica e de telecomunicação, é de 6 metros.
Um estudo recente realizado pela companhia identificou que essas normas não vêm sendo cumpridas e muitas empresas estão sobrecarregando os postes da distribuidora, prejudicando a qualidade do fornecimento de energia e comprometendo a segurança dos clientes. Nesse estudo, foi identificado que existem cerca de 390 mil cabos e 1.322 postes irregulares.
A Enel pretende realizar cerca de 400 regularizações e 2 mil fiscalizações por mês, com emissões de notificação em toda a sua área de concessão nos próximos dois anos. Para a regularização, as empresas precisam apresentar um projeto de compartilhamento de postes, ter a disponibilidade na rede e ter a autorização da Anatel.
De acordo com Carlos Falconiere, responsável pela área de Grandes Clientes da Enel, a ação pretende reduzir a poluição visual da rede no estado e os riscos de acidentes envolvendo cabos soltos de telefonia. As empresas de telecomunicações foram previamente notificadas sobre a ação e sobre as normas técnicas da companhia para uso e compartilhamento dos postes. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS