Trinta anos de ações e história
Victor de Azevedo 14/07/2018 19:43 - Atualizado em 16/07/2018 13:49
Isaías Fernandes
A Associação Irmãos da Solidariedade completa, na próxima quarta-feira, 30 anos de trabalho dedicado ao acolhimento e tratamento aos portadores do vírus HIV/Aids, em Campos, assim como a sua prevenção. Atualmente, o espaço abriga 42 pacientes fixos. O número passa de 100, se considerado as pessoas que vão ao local em busca de um atendimento digno. Para comemorar o aniversário, será realizado um café da manhã a partir das 9h, na sede da associação.
Para a presidente da Casa, Fátima Castro, a Irmãos da Solidariedade não é um depósito de pessoas e, sim, um lar de dignidade. “Aqui é uma casa de dignidade. Uma casa de compromisso, de amor. Onde as pessoas encontram o que precisam. Quando eu vim pra cá, essa casa só tinha dois cômodos e uma chácara no fundo. Acabei aumentando por conta própria com ajuda de familiares e hoje possui uma das maiores estruturas do país. É uma felicidade e um orgulho muito grande ter chegado até aqui, com muita força de vontade e superando desafios”, disse.
Ao longo destes 30 anos, a Associação acompanhou a dor, o abandono e o recomeçar de muitos sonhos e de muitas vidas. Apesar de receber subvenções da Prefeitura de Campos e do Ministério da Saúde, a manutenção do espaço nunca foi tarefa fácil. Atualmente, a casa conta com uma grande equipe multidisciplinar.
— O paciente só sai daqui para o hospital quando tem algo muito sério, porque aqui nós temos tudo para cuidar do paciente, até oxigênio. Além disso, temos enfermeiros que trabalham 24 horas. Temos seis refeições diárias. Acompanhamento nutricional, fisioterapia, psiquiatria, infectologista, entre outras especialidades — destaca Fátima Castro.
Além das especialidades, a Associação também oferece aos assistidos serviço ambulatorial, sala médica, serviço social, farmácia e sala de coordenação. O consultório odontológico da Casa foi adquirido após o cantor Elymar Santos realizar dois shows e fazer uma doação para compra de equipamentos. O espaço conta ainda com cozinha, banheiros, quartos, refeitório, lavanderia, salas de artesanato e de terapia ocupacional, salão de beleza e também sala de oração.
A Associação Irmãos da Solidariedade está localizada na Rua Santo Antônio, no bairro Jardim Carioca, em Guarus. O espaço fica aberto 24 horas. Quem quiser fazer uma doação para ajudar a instituição pode ligar para os telefones: (22) 2733-9610 ou 2735-4113. 
Luta contra o preconceito marcou trajetória
Fátima Castro relata que sua luta junto aos portadores do vírus HIV/Aids começou por acaso. Em 1988, ela recebeu em sua residência uma mulher sem vícios, casada e mãe de seis filhos. Comovida, Fátima resolve levá-la para casa. A família foi contra, mas ela insistiu. Durante dois anos, a mulher foi acometida por várias infecções que, após tratamento, desapareciam, mas logo retornavam. Na época, mesmo não estando no “grupo de risco”, a mulher foi submetida ao teste “Elisa”, cujo resultado deu “reagente”.
— Eu fiquei muito apreensiva, porque limpei secreção dela, ela dormia na cama dos meus filhos e, naquela época, as informações sobre a doença eram confusas — ressaltou Fátima.
Aquele caso marcou o início de uma grande história que teve momentos tensos. Fátima alugou uma casa no bairro de Nova Brasília, em Campos, para cuidar de pacientes que haviam contraído o vírus HIV. Porém, ao descobrir que os inquilinos eram portadores do vírus, o proprietário pediu de volta o imóvel e ateou fogo. Outra casa foi alugada no Jardim Carioca, onde funciona a atual sede. Lá, também foi vítima de preconceitos. Vizinhos fizeram abaixo-assinados para tirar os pacientes do novo endereço. Mas Fátima resistiu e, até hoje, oferece um lar digno para quem precisa. “Na época, fui ao Rio de Janeiro para falar com o sociólogo Herbert de Souza (Betinho) e entender as nuances do HIV. Com o tempo, o preconceito diminuiu, mas as lutas foram árduas para manter esse sonho de pé. Acredito que estou cumprindo aqui uma tarefa espiritual”, finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS