Postura fecha o cerco no combate ao Aedes
02/07/2018 19:33 - Atualizado em 03/07/2018 14:36
A Prefeitura de Campos, por meio da superintendência de Postura, anunciou a primeira ação voltada para terrenos e casas em estado de abandono após autoridades de saúde anunciarem que o município enfrenta uma epidemia de chikungunya, com quase dois mil casos confirmados da doença neste ano. Para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya, será realizado nesta terça-feira (3) um mutirão para identificar terrenos e residências em abandono no bairro Veredas.
Outras áreas do município, como Flamboyant, os Parques Aurora e São Benedito também contam com terrenos abandonados cheios de lixo, pneus e detritos que podem acumular água e criar focos do Aedes Aegypti. A Folha da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Campos nessa segunda-feira (2) para saber se existe um cronograma de visitas a terrenos e casas abandonadas para outros bairros, além do Veredas. Segundo o Executivo, a Postura prevê o atendimento a outros bairros, mas o cronograma de atendimento ainda está sendo preparado.
A primeira ação da superintendência de Postura é localizar os proprietários dos imóveis em condições precárias, com acúmulo de mato e lixo, que criam ambientes propícios ao abrigo de vetores de doenças e também colaboram para o aumento da violência. Sem a localização dos respectivos responsáveis é feita a publicação no Diário Oficial (DO) do município, concedendo 30 dias para a limpeza do espaço.
Segundo o superintende de Postura, Victor Montalvão, a publicação no Diário Oficial no site da prefeitura de Campos é o último recurso. Posteriormente, é aplicada multa e inserido o imóvel na Dívida Ativa. O prazo para regularizar a limpeza da área é de 30 dias, a partir da publicação.
“Além da limpeza, os terrenos devem estar cercados. Nos meses de abril e maio, 70 notificações foram feitas pessoalmente e cerca de 90% dos proprietários limparam os terrenos e prédios”, disse o superintendente de Postura.
Para denúncias sobre terrenos e prédios em condições de abandono e com acúmulo de mato e lixo, o telefone da Superintendência de Postura é (22) 98168-3645, das 8h às 17h. Denúncias presenciais podem ser feitas na sede da Superintendência, à Rua Tenente Coronel Cardoso, 91, Centro, de segunda a sexta, no mesmo horário. (A.N.) (V.A.)
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS