Os melhores da Copa
15/07/2018 10:25 - Atualizado em 15/07/2018 10:33
Em pouco menos de duas horas França e Croácia decidirão a Copa do Mundo da Rússia. Ambos chegam com merecimento à final. A França com a mais equilibrada e melhor equipe, dotada de craques e excelentes jogadores como Mbappé, Griezmann, Pogba, Kanté, Varane, Lloris e Pavard.
A Croácia, dotada também de craques e excelentes jogadores como Modric, Rakitic, Perisic, Mandzukic e Subasic. Mas que teve o seu ponto maior na garra que disputou cada jogo, se recusando a ser eliminada e lutando até o último minuto.
Por influência do destino, a Croácia teve o seu caminho facilitado por ter caído na chave mais fraca do mata-mata. Facilidade essa não aproveitada por uma Espanha em nítido declínio. Na decisão hoje, a França é favorita e tem o melhor time, mas não se pode subestimar a guerreira Croácia de Modric.
De todas as seleções que jogaram a Copa, a que teve futebol mais bonito, com alguma folga, no meu ponto de vista, foi a Bélgica. Caiu nas semifinais para a França, mesmo jogando bem, no que muitos consideram ter sido a final antecipada. Me incluo entre eles.
Entre os craques que disputaram a Copa, até agora, antes da final, ninguém jogou tanta bola como o belga Hazard. Para mim, o craque da Copa, salvo uma atuação de gala de Modric ou Mbappé na final. Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo, embora tenham tido momentos de brilho, decepcionaram.
O Brasil, apesar de ter ficado na chave mais difícil do mata-mata, não soube impor o seu maior tamanho e não aproveitou o fato de seguir na Copa quase que sozinho, com Itália, Holanda, Alemanha, Argentina e Espanha já eliminadas.
Começou muito mal a Copa, cresceu nos jogos decisivos, mas não soube superar a ótima geração belga. Tite, unanimidade nacional até então, não teve uma boa Copa. Convocou mal os suplentes. Inexplicável Fágner e Taison na seleção. Insistiu nos seus homens de confiança, como Gabriel Jesus, Paulinho e William, que vinham muito mal.
Tite esqueceu que Copa é um torneio curto. Tem que jogar quem está melhor no momento. Não há tempo para recuperar jogador. Caiu na velha cantilena de prestigiar quem o ajudou a levar até ali. Mesmo assim, pelo futebol apresentado, o Brasil merecia estar entre os quatro melhores. Teve muito mais futebol que a Inglaterra por exemplo.
Na seleção, no meu ponto de vista, o melhor jogador da Copa foi Thiago Silva. Atrás dele Casemiro, que fez muita falta contra os belgas. Coutinho teve ótimo início, mas caiu na fase decisiva. Miranda fez grande Copa também e jogou muito contra os belgas. Douglas Costa entrou muito bem sempre, assim como Firmino.
Gabriel Jesus, apesar do talento e disposição, foi uma lástima. Nem os criticados Serginho e Fred deixaram a Copa sem fazer um gol. Injustificável a sua permanência na equipe. Marcelo, craque, não é na seleção o que é no Real Madrid. Que Tite continue e seja mais humilde, menos professoral e reconheça os seus erros na Copa, que não foram poucos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]