A Reputação costuma ser negligenciada quando tudo parece bem. Geralmente as pessoas ou organizações só se dão conta de sua importância quando passam por uma crise que compromete sua imagem.
No entanto, é importante ressaltar que este é um recurso intangível de valor extraordinário. É o seu valor ou de sua empresa pelos olhos do seu stakeholder.
Mas qual é a diferença entre imagem e reputação? A imagem é o que a empresa parece ser. A reputação é uma percepção mais profunda, um juízo de valor que se efetua sobre a imagem: a pessoa compara sua percepção com o que considera ou julga ser o ideal. Quanto mais próxima do ideal for a imagem da empresa ou pessoa, maior a sua reputação.
A reputação é tão importante que pode fazer o valor de mercado de uma empresa subir ou descer, aumentar ou diminuir o número de compras de determinado produto e os funcionários trabalharem mais satisfeitos ou fazerem uma greve, por exemplo.
Mas não se engane! Qualquer tentativa de disfarçar iniciativas reais com os recursos da comunicação será descoberta, cedo ou tarde. O jornalista Mário Rosa, especialista em gerenciamento de crises de imagem, defende que recursos como celulares com câmeras e o fácil acesso a tecnologias e às redes sociais, torna todos cada vez mais vulneráveis, pois hoje em dia é muito mais fácil expor deslizes e desconstruir farsas.
Portanto, não basta parecer, é preciso ser.