Chás, Fitoterápicos e o seu Fígado
13/07/2018 07:02 - Atualizado em 13/07/2018 07:53
google search viver bem
O consumo de chás e fitoterápicos tem crescido exponencialmente no Brasil nos últimos 8 anos, segundo a ANVISA.
A crença na melhora da saúde, ou mesmo o alcance de objetivos estéticos, como emagrecimento e, fins de bem estar como melhora do sono e tratamento da ansiedade, fazem dos chás e fitoterápicos uma opção teoricamente segura e saudável.
Contudo, vários estudos realizados com fitoterápicos popularmente bem conhecidos e, outros não tão comuns no nosso país, indicam risco de lesão hepática dentre outras.
Um exemplo é a Valeriana (Valeriana Officinalis L). Muito utilizada pelos seus efeitos sedativos, indutores de sono e mesmo levemente hipnóticos, o uso prolongado é associado a casos de hepatite tóxica. Obviamente o consumo de álcool, medicamentos e toxinas alimentares pode agravar o quadro, mas os fatores de risco na sua utilização são sim descritos na bibliografia médica e pouco esclarecidos.
Os chás de uso pouco tradicional no Brasil trazem outra preocupação: o abuso na ingestão. Nesse caso cito o chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa). Preparado com as flores do hibisco, seus possíveis efeitos no emagrecimento e diurese o tornaram muito popular nos últimos 5 anos. 
Entretanto, o que esquecemos é que seu uso tradicional se refere a uma a duas xícaras ao dia, distintamente dos litros que vemos sendo consumidos pela população.
A infusão de uma planta (chá), promove a extração por calor de inúmeros princípios ativos, que serão ingeridos em conjunto. Na maioria dos casos, o que se busca para benefício se resume a um ou dois desses princípios ativos e os outros tantos vão "no bolo".
O problema é que algumas dessas substâncias pode ser estressante em termos hepáticos, podendo sim causar hepatite tóxica, principalmente em indivíduos com metabolismo hepático mais sensível.
Bom senso! Até água em demasia trará malefícios, como redução do teor de sódio no sangue (hiponatremia) e queda brusca da pressão arterial por exemplo...  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]