Bicarbonato de Sódio
- Atualizado em 05/07/2018 08:43
Bicarbonato de sódio
Bicarbonato de sódio / Google search: nedmed.info
Uma das maiores revistas sobre imunologia publicou em Abril deste ano um artigo impactante: o uso de bicarbonato de sódio via oral pode ter importantes efeitos anti-inflamatórios.
O estudo foi realizado com camundongos, que ingeriram água com bicarbonato de sódio por períodos variados e surpreendentemente observou-se mudança de células do sistema imune chamadas macrófagos (vulgos "PAC Mans" do sistema imune) de um padrão inflamatório (M1) para não inflamatório (M2), no baço dos camundongos.
O resultado é importante, pois fornece subsídios para um hábito que vem sido divulgado por médicos controversos; a ingestão de água com bicarbonato. Os dados precisam ser melhor avaliados e aprofundados, mas a possibilidade é empolgante, pois um produto barato e teoricamente inócuo teria o mesmo papel de medicamentos com vários efeitos colaterais, como corticóides e outros anti-inflamatórios.
Muita calma nesse momento, pois não estamos aqui sugerindo que ninguém beba água com bicarbonato desarvoradamente, mas que é um caso a se pensar, em pequenas quantidades, lá isso é... 
OBS: vários processo patológicos, incluindo infarto agudo do miocárdio se iniciam com inflamação nos vasos sanguíneos...para esclarecer a relevância do achado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]