Ponto Final - Romário em Campos para jogo do Brasil e agenda política
22/06/2018 11:16 - Atualizado em 28/06/2018 14:44
Baixinho na área
Campeão com o Brasil em 1994, Romário está em Campos. Na agenda, vai assistir ao jogo da Seleção Brasileira em um estabelecimento comercial da cidade e também cumprir agenda política na região. Aliás, as atividades do Baixinho, hoje senador e pré-candidato ao governo do Rio, começaram ontem, em Quissamã, com a posse do diretório local do seu partido, o Podemos. Seus compromissos seguem hoje e no fim de semana, com encontros partidários nas cidades de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis, além de Campos.
Nas ruas
Mesmo a Seleção Brasileira entrando em campo como franca favorita, diante da Costa Rica, a perspectiva é de movimento menor hoje para acompanhar o jogo nas ruas. Como a partida é às 9h, muita gente vai preferir assistir em casa. Aliás, o comércio e os bancos vão funcionar no período da tarde, na normalidade da véspera do fim de semana. Há de se destacar, também, que a tradicional festa na Princesa Isabel, para acompanhar a partida, foi cancelada hoje. O telão deve voltar no jogo de quarta-feira, contra a Sérvia, às 15h.
Reconhecimento
Agora é lei. O prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), instituiu ontem o “Dia Municipal do Quilombola”, a ser celebrado anualmente no dia 11 de junho. A sanção, publicada no Diário Oficial de ontem, é um reconhecimento para as comunidades quilombolas que lutam arduamente por seus direitos. Existem hoje, no Brasil, mais de 2.500 comunidades quilombolas certificadas, segundo a Fundação Palmares, órgão do governo federal responsável pela certificação. Mas o número pode representar apenas a metade do total de comunidades quilombolas no país.
Intervenção
O governador Luiz Fernando Pezão (MDB) disse que “seria uma loucura” o próximo governador do estado dispensar o uso das Forças Armadas no combate à violência e ao tráfico de drogas no estado. Durante o lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana, Pezão afirmou que se o próximo governador do estado desejar a prorrogação da intervenção federal no Rio, ele fará a solicitação ao governo federal tão logo saia o resultado das urnas.
Obra
Na manhã de ontem, Rafael Diniz visitou o Conjunto Habitacional de Saturnino Braga, para o início das obras de drenagem para o escoamento de águas pluviais e a ligação da rede de esgoto à estação de tratamento do local. O residencial foi entregue no ano de 2014, ainda na gestão Rosinha Garotinho (Patri), e desde então a localidade enfrenta transtornos, com esgoto a céu aberto e acúmulo de água de chuvas. A intervenção é em parceria com a concessionária Águas do Paraíba. O vereador Igor Pereira também participou da visita à localidade da Baixada Campista.
Alerta
O índice de vítimas decorrentes de acidentes motociclísticos que chegam ao Hospital Ferreira Machado (HFM) tem sido alto. Até maio deste ano foram 1.099 atendimentos realizados. Para reverter esse quadro, a direção do HFM pretende realizar entre os dias 23 e 27 de julho uma semana de conscientização sobre os riscos de pilotar uma moto sem total segurança. A campanha deve unir esforços também da Guarda Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outras instituições.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS