Ponto Final - Os 100 dias de intervenção
18/06/2018 21:19 - Atualizado em 21/06/2018 15:30
Os 100 dias de intervenção
O Gabinete de Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro entregou seu plano estratégico a deputados federais que fazem parte da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha a intervenção. Na reunião de ontem, o interventor federal, general Walter Braga Netto, e o secretário de Segurança, general Richard Nunes, aproveitaram para fazer um balanço dos 100 primeiros dias das ações. Os parlamentares divergem sobre o legado da intervenção. Enquanto isso, a violência ainda cresce no interior do estado, que não vê ações efetivas das forças nacionais.
Não chega ao interior
Em visita ao 8º Batalhão de Polícia Militar, em Campos, no dia 22 de maio, o general Richard Nunes anunciou ações integradas com o Exército na região de Guarus, a mais violenta em Campos. Porém, a intervenção não chega ao interior e nada de efetivo aconteceu até o momento. O município já registrou 114 homicídios neste ano, segundo dados da Folha, sendo 74 no subdistrito. A escalada da violência chegou a fechar escolas pela segunda vez neste ano. Ontem, para garantir a retomada das aulas, policiais militares ficaram de prontidão em frente a unidades escolares do Parque Santa Rosa.
Luz
A Prefeitura de Campos marcou para depois de amanhã, dia 21, a licitação para contratação de empresa que será responsável pela iluminação pública no município. Isso, se mais nada der errado, como algum novo pedido de impugnação. O que se espera é que esta pendência judicial em torno da iluminação pública chegue ao fim e a população passe a receber o serviço de qualidade que realmente merece.
Capacitação
Os profissionais de saúde de Campos passarão por capacitação para descentralização dos atendimentos na rede municipal dos casos de dengue, chikungunya e zika. O treinamento acontece na próxima quinta-feira, às 18h30, e a medida foi tomada devido ao surto epidêmico que a cidade enfrenta. Vale o alerta para que as pessoas redobrem atenção para contribuir também no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.
IPTU
Os contribuintes de São João da Barra já podem solicitar a emissão do boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018: pelo site www.sjb.rj.gov.br ou no Setor de Tributos, na sede da Prefeitura. O pagamento em cota única com desconto de 20% pode ser feito até o dia 10 de julho. O IPTU poderá ser pago, também, em até sete parcelas, com o primeiro vencimento para 29 de junho.
Retomada
O governador Luiz Fernando Pezão (MDB), o vice Francisco Dornelles (PP), o secretário da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Pimentel, o sub, Paulo Renato Marques, e o presidente da Jucerja, Luiz Velloso, receberão secretários municipais de Desenvolvimento Econômico amanhã, a partir das 9h30, no Palácio Guanabara. O encontro tem objetivo de ampliar a retomada do desenvolvimento econômico. Serão discutidos a convalidação dos incentivos no Confaz — discutida pela Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin) —, o microcrédito oferecido pela AgeRio e a concessão do alvará eletrônico, a cargo da Jucerja.
Transparência
Pezão criou a Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. O órgão, que terá status de secretaria, será responsável por fiscalizar e controlar a gestão dos recursos públicos do Governo do Estado. E terá como responsável pela pasta o contador Nestor Lima de Andrade, servidor de carreira do Estado há 20 anos. Publicada sexta-feira (15) no Diário Oficial, a Lei 7.989 também institui a Corregedoria Geral do Estado e a Ouvidoria de Transparência Geral do Estado, além de ampliar a atuação da Auditoria Geral do Estado.
Prorrogação
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prorrogação por mais 60 dias de dois inquéritos envolvendo o senador Aécio Neves (PSDB-MG). As investigações são relatadas pelos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Na primeira, o nome do senador foi citado por ex-executivos da Odebrecht, que teriam repassado vantagens indevidas em 2014 para campanha do senador à presidência. No segundo inquérito, o parlamentar também é acusado de receber doações ilegais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS