Thiago Ferrugem sai, Renatinho do Eldorado entra
Suzy Monteiro 20/06/2018 21:09 - Atualizado em 21/06/2018 14:23
Os desdobramentos judiciais do “escandaloso esquema” do uso político do Cheque Cidadão continuam alterando a composição da Câmara de Campos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) comunicou que já enviou ao Legislativa a notificação sobre o afastamento do vereador Thiago Ferrugem (PR). A exemplo dos demais condenados na Chequinho, ele poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas fora do cargo. E nesta quarta-feira, o Diário Oficial trouxe a convocação de mais um suplente: José Renato de Oliveira de Matos, o Renatinho do Eldorado (PTC). Ele ocupa o lugar do também suplente Felisberto de Paulo Leite Pessanha, o Beto Cabeludo, que enviou ofício à Câmara informando da sua impossibilidade de assumir a cadeira deixada por Carlinhos Canaã, também suplente e condenado em segundo grau na Chequinho.
Thiago Ferrugem era o último eleito em 2016, entre vereadores e suplentes, que permanecia na Câmara. Ele teve a condenação em primeira instância confirmada pelo TRE em 14 de maio, na primeira decisão não unânime no caso. Dois desembargadores, Nagib Slaibi e Herbert Cohn, votaram favoráveis à anulação do processo de Ferrugem e ao retorno à primeira instância, enquanto outros quatro seguiram o entendimento anterior em outros casos da Chequinho e mantiveram a condenação. No último dia 5, o vereador teve os Embargos de Declaração rejeitados pela Corte, que determinou seu afastamento. No lugar de Ferrugem seria Roberta Moura (PR), que também já teve a condenação confirmada pelo TRE.
Posse — Enquanto uns saem, prepara-se para entrar Renatinho do Eldorado (PTC), que obteve 1.225 votos na última eleição. Ele irá tomar posse no lugar de Beto Cabeludo que, por motivos de compromissos profissionais fora do Brasil, desistiu de assumir.
Antes deles, esteve na mesma cadeira Carlinhos Canaã, suplente que assumiu dia 15 de março a vaga de Thiago Virgílio (PTC), condenado em segunda instância na Chequinho. Como Canaã também está condenado, teve que sair.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS