Copa do Mundo: Rússia goleia Arábia Saudita em jogo de abertura
Aldir Sales e Aluysio Abreu Barbosa 14/06/2018 12:02 - Atualizado em 15/06/2018 18:26
 
 
Cercada de desconfiança, a Rússia superou o nervosismo da estreia na Copa do Mundo e goleou a Arábia Saudita por 5 a 0, no Estádio Luzhniki, em Moscou, nesta quinta-feira (14). A estrela do técnico Stanislav Cherchesov brilhou e três dos cinco gols foram feitos por jogadores que vieram no banco de reservas. Destaque para o atacante Denis Cheryshev, que entrou ainda no primeiro tempo, no lugar do lesionado Alan Dzagoev. Outro "iluminado" foi o meia Artem Dzyuba, que foi às redes apenas um minuto depois de entrar em campo. Além deles, Gazinskiy e Golovin completaram o placar.
Os russos chegaram ao Mundial com o pior ranking entre todas as seleções participantes. No entanto, diante de um adversário fragilizado, a equipe anfitriã mostrou disposição desde os primeiros minutos. Se faltava técnica, sobrou disposição. E, aos 12 minutos, Gazinskiy abriu o placar em uma cabeçada certeira após cruzamento de Golovin. Depois do gol, o jogo ficou morno, com a Rússia "cozinhando o tempo". Os sauditas até tentaram aproveitar algumas jogadas de bola aérea, porém, tiveram dificuldades para trabalhar a bola, mesmo com a maior posse (59%).
Um dos ídolos russos, o atacante Dzagoev sentiu uma lesão muscular e precisou ser substituído por Denis Cheryshev aos 24 minutos. E o camisa 6 foi decisivo. No final do primeiro tempo, Cheryshev driblou dois marcadores dentro da área para marcar um bonito gol e ampliar o placar.
  
Rússia estreou com vitória na Copa
Rússia estreou com vitória na Copa / RSU
O segundo tempo começou com a Arábia Saudita tentando o abafa, mas sem qualidade para quebrar as linhas de marcação do time da casa. Aos 25 minutos, Cherchersov colocou Dzyuba no lugar de Smolov, e o atacante fez o terceiro com apenas um minuto em campo, após belo cruzamento de Golovin da direita.
Quando a partida parecia definida, com o placar de 3 a 0, os russos tiraram dois gols da cartola já nos acréscimos para fechar a conta em Moscou. Aos 46 minutos, Cheryshev apareceu na ponta esquerda para acertar um lindo chute de três dedos e se isolar na artilharia da Copa do Mundo com dois gols, pelo menos até esta sexta-feira (15). Já aos 49 minutos, Golovin cobrou falta no cantinho esquerdo do goleiro Al Maiouf para fazer o quinto.
Nesta sexta-feira (15), Egito e Uruguai se enfrentam, às 9h, pelo segundo jogo do grupo A. Às 12h, será a vez de Marrocos x Irã, seguido de Portugal x Espanha, às 15h. Os próximos compromissos de Rússia e Arábia Saudita serão contra Egito e Uruguai, respectivamente, na terça-feira (19) e na quarta-feira (20).
Mistura brasileira — Ex-jogador do Grêmio, Mário Fernandes se transferiu para o CSKA de Moscou em 2012 e se naturalizou russo neste ano. Uma curiosidade na carreira do jogador é que, antes mesmo de se mudar para a Rússia e se naturalizar, ele se recusou a atuar na Seleção Brasileira. Convocado pelo então treinador Mano Menezes para um amistoso contra a Argentina em 2011, Mário Fernandes disse “não”.
Depois, em 2014, após o fracasso do Brasil na Copa, o jogador mereceu uma nova convocação por Dunga, mas ficou na reserva e só entrou no segundo tempo de um amistoso contra o Japão. Na ocasião, Mário substituiu Danilo, atual titular de Tite, com a contusão de Daniel Alves.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS