Dia Nacional de Conscientização das Cardiopatias
12/06/2018 18:26 - Atualizado em 12/06/2018 18:26
O 12 de junho já vinha sendo usado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para assinalar o Dia Nacional de Conscientização das Cardiopatias Congênitas. A partir de hoje, entretanto, a Câmara dos Deputados instituiu a data como oficial no calendário brasileiro para chamar atenção sobre o grave problema que acomete, em cada mil, de 5 a 8 crianças.
Caracterizada pela má formação estrutural do coração, para ser combatida com eficiência a doença deve ser detectada ainda na fase pré-natal (através do econatal, dificilmente coberto pelo SUS) e por intervenção cirúrgica imediatamente após o nascimento.
Na região, o médico campista Herbet Rosa Pires tem sido o responsável tanto por campanhas preventivas quanto pela necessidade de se instalar uma UTI pós-operatória cardiopediátrica, indispensável para que crianças que nasçam com o problema possam ser operadas.
Atualmente, só o Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, no Rio, está aparelhado para essa cirurgia, considerada de alta complexidade, cuja fila de espera varia de 6 a 8 meses.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]