Vereador quer informações sobre devedores do Fundecam
25/06/2018 20:01 - Atualizado em 25/06/2018 20:16
O vereador Jorginho Virgilio (PRP) protocolou nesta segunda-feira (25) um ofício na superintendência municipal do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), solicitando informações sobre possíveis dívidas de empresas do ônibus com o município, além de outros débitos acumulados desde a criação do empréstimo, passando pelos governos de Arnaldo Vianna, Alexandre Mocaiber e Rosinha Garotinho.
O vereador quer a lista de todas as devedoras, valores das pendências e como estão sendo cobradas, inclusive as ações judiciais. O vereador não descarta propor na Câmara de Campos a abertura da CPI do Fundecam. Jorginho pretende abordar o assunto na sessão desta terça-feira.
“O Fundecam foi durante anos usado irresponsavelmente, dando desfalques aos cofres da Prefeitura de Campos, superiores a R$ 300 milhões. Várias foram as empresas que vieram de fora nos governos de Arnaldo e Mocaiber e se aproveitaram dos royalties, fecharam as portas e não pagaram suas dívidas. Muitas delas ainda são cobradas até hoje na Justiça. Agora vem à tona mais um escândalo envolvendo o Fundecam. Na gestão de Rosinha, 85 ônibus foram financiados com o dinheiro público dos royalties, destes 30 são da empresa São Salvador, que além de não estar circulando regularmente em Campos, ainda levou os coletivos para outra cidade, Paraíba do Sul. Para piorar a situação, chegou ao nosso conhecimento que a empresa não paga o que pegou emprestado no Fundecam”, destacou o vereador.
Com o ofício endereçado ao superintendente Rodrigo Lira, Jorginho quer saber mais sobre a suposta dívida, inclusive se as outras empresas, Turisguá e Rogil, também não estariam pagando suas parcelas. No documento, o segundo vice-presidente da Câmara indaga se há outras empresas de transporte com empréstimo? Qual o valor da dívida de cada uma delas? Se há realmente atraso no pagamento? Quantas e desde de quando as parcelas não são pagas? Prazos dos contratos? Que medidas estão sendo adotadas pela Prefeitura?
“Se for preciso, vamos propor a CPI do Fundecam para apurar todo esse rombo de anos. Queremos saber do passado e do presente também para que no futuro possamos colher os verdadeiros frutos do Fundecam”, concluiu Jorginho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]