Ponto Final: Bastidores em evidência na eleição para Mesa da Câmara de Campos
02/06/2018 11:57 - Atualizado em 02/06/2018 12:03
Bastidores em evidência
A Câmara de Campos foi um dos assuntos da coluna da jornalista Berenice Seara, na edição de ontem do jornal Extra. Ela afirma que estão ocorrendo articulações em torno da eleição para a presidência da Casa, que aconteceria já neste mês. O motivo da antecipação, diz, seria o risco de o cargo mais importante do Legislativo passar às mãos da oposição, diante da possibilidade de perda de mandato do atual presidente, Marcão Gomes (PR), por infidelidade partidária. E ainda acrescentou que o governo estaria “de cabelo em pé” com o fato de o ex-presidente Marcos Bacellar (PDT) ser um possível candidato, apesar de citar Fred Machado (PPS) como o da preferência governista.
Figurinha repetida
Não é a primeira vez que a jornalista levanta a mesma questão: eleição, infidelidade partidária e o nome de Marcos Bacellar. Na edição de 11 de maio, a nota foi praticamente a mesma. O que o jornal carioca não informou em nenhuma das duas vezes é que o relator do processo contra Marcãono TRE, desembargador Antônio Aurélio Abi Rami Duarte, já negou o pedido de liminar da Rede — ex-partido de Marcão — e do suplente Tiago Miquilito desde 2 de maio. Portanto, às vésperas de completar um mês, a decisão foi, de novo, ignorada.
No prazo
De acordo com o presidente da Câmara, não há “antecipação”: o regimento interno não determina nenhum mês específico para eleição, podendo ocorrer em qualquer mês até dezembro do ano em que termina o primeiro biênio. Isso já ocorreu em várias câmaras municipais do RJ e de outros estados, ressalta Marcão, acrescentando que não houve infidelidade: “Obedeci estritamente o que determina a legislação eleitoral. Não cometi infidelidade partidária e demonstrarei em juízo que respeitei a lei quando resolvi mudar de sigla partidária”.
Voto
Marcão destaca que qualquer vereador pode se candidatar. E destaca que Fred Machado, caso queira, será candidato. E declara: “Terá o meu voto se assim ele desejar!”. Os dois têm um companheirismo de longa data. Ao lado do hoje prefeito Rafael Diniz (PPS) e do atual superintendente de Agricultura, Nildo Cardoso (DEM), formavam a bancada de oposição no governo passado. Eram os quatro contra os 21 de apoio ao governo da então prefeita Rosinha Garotinho (Patri), o que fez surgir um grupo coeso, que acabou ganhando, não só a presidência do Legislativo, como a Prefeitura de Campos.
Elogios
Sobre Bacellar, Marcão garante que não é visto como um “risco” e é todo elogios: “É um grande companheiro, vereador experiente, que me ajuda bastante lá na condução dos trabalhos e que não consideramos um risco, e sim um companheiro e amigo!”. Um dos mais ferrenhos opositores na política goitacá ao ex-governador Garotinho, a quem apelidou de “Chucky” no passado, em referência ao personagem malévolo da franquia de filmes de terror “O Brinquedo Assassino”, Bacellar recentemente negou a esta coluna a intenção de candidatar-se: “Não passa de especulação”. Ontem, ele estava no interior e não respondeu aos questionamentos da Folha.
Quem disse, Berenice?
Demonstrando tranquilidade, o presidente Marcão ainda fez graça com a nota: “Berê pode me ligar a hora que quiser, sempre atendi a todos jornalistas, sem distinção. Ela nunca me ligou, só fica ouvindo garotistas. Tem que ouvir as demais partes interessadas também”, afirma o vereador, que tem ampliado o conhecimento do seu nome pela região, com visitas a diversos municípios.
Oposição
Vereador oposicionista, Thiago Ferrugem, do PR desde Garotinho, fala que é inapropriado falar em eleição para a presidência da Câmara neste momento: “Historicamente é sempre no final do ano. Não vejo razão para antecipar, até porque, será a partir da eleição de outubro que o quadro começará a se desenhar. Temos que ver o que as urnas vão dizer. Pode ser que o governo saia fortalecido, pode ser que seja a oposição. É preciso esperar”, afirma. De qualquer forma, adianta, a oposição participará da eleição, seja como cabeça de chapa ou compondo com algum outro grupo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]