Lixão de Itaperuna Vai Acabar
12/06/2018 18:24 - Atualizado em 12/06/2018 18:51
EM PRIMEIRA MÃO
O delegado titular da 143ª DP, Bruno Cleuder de Mello, os promotores públicos Raquel Rosmaninho e Bruno Santarém, mais os representantes do município de Itaperuna, o procurador Demétrio Pillar e a secretária de ambiente, Jeane Hespanhol reuniram-se hoje à tarde na sede do MPRJ-Itaperuna, em busca de alternativas legais para o depósito de lixo da cidade, um dos grandes problemas ambientais da região.
A SAÍDA
Interditado desde ontem pela Polícia Civil, depois de uma diligência feita pela Polícia Ambiental, ficou acertado que a administração municipal terá que estancar o chorume no máximo em 48 horas a partir de hoje, assim ficando apto o local para receber o lixo acumulado desde ontem com a interdição.
Ao final deste período, serão acrescentados 10 dias para desativação do depósito, sendo que o lixo será enviado para outro município detentor de aterro sanitário dentro dos padrões ambientais exigidos por leis específicas.
O FUTURO DO LIXO
Até que Itaperuna tenha um local dentro das normas previstas, esta é a solução imediata mais plausível, preservando os moradores dos bairros do entorno do lixão e até mesmo os mais distantes, de poluição cada vez mais forte, dentre outras mazelas acumuladas.
Há exemplos de cidades que preservam o meio-ambiente e que inclusive retiram lucro do lixo. Será tão difícil para Itaperuna seguir os bons exemplos?
NB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]