Caixa d'Água: autoridades testemunhas dos Garotinho são ouvidas
Aldir Sales 23/05/2018 18:30 - Atualizado em 28/05/2018 16:51
O juiz Ralph Manhães, tabelar da 98ª Zona Eleitoral de Campos, ouviu, nessa quarta-feira (23), as testemunhas de defesa do casal Anthony e Rosinha Garotinho no âmbito da operação Caixa d’Água. As oitivas acontecem após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que acatou um recurso da defesa dos ex-governadores depois que Manhães rejeitou o pedido, alegando que seria uma estratégia “protelatória” dos réus. No entanto, mesmo com a “urgência” no pedido ao STF, nem Garotinho e nem seu advogado compareceram à audiência, segundo o procurador-geral de Justiça, José Eduardo Gussem, uma das testemunhas arroladas pela defesa.
De acordo a Justiça Eleitoral, além de Gussem, foram ouvidos por videoconferência os procuradores da República Eduardo El Hage, Sérgio Pinel e Rodrigo Timóteo; o ex-procurador-geral de Campos Matheus José, além de Fábio de Andrade Pereira. Também foi realizada oitiva no Fórum Maria Thereza Gusmão, em Campos, do ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) Wainer Teixeira.
Gussem disse, ainda, que a audiência ocorreu com a nomeação de advogado dativo para acompanhar o ato. Por nota, o chefe do Ministério Público relatou, ainda: “Indagado pelo juiz se tinha conhecimento do processo que gerou a operação Caixa d’Água, o procurador-geral de Justiça respondeu negativamente”.
Caixa d’Água — Além dos Garotinho, mais seis réus são acusados de integrarem uma organização criminosa que intimidava e extorquia empresários, com o objetivo de obter recursos de empresas contratadas pela Prefeitura de Campos durante a gestão Rosinha. O interrogatório dos réus está marcado para 5 de junho, no Fórum de Campos. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS