Mais de 1.000 kg de camarão apreendidos em Atafona
Jane Ribeiro 15/05/2018 16:36 - Atualizado em 18/05/2018 17:03
Elder Amaral - Parahybano
Uma denúncia anônima levou a Polícia Ambiental, em conjunto com a Militar e a Civil, a apreender 1.100 kg de camarão da espécie sete barbas, na praia de Atafona, em São João da Barra. A apreensão aconteceu na tarde dessa segunda-feira (14), em embarcações atracadas no cais de Atafona. O material apreendido foi doado à comunidade de SJB.
A pesca do camarão está proibida desde 1º de março por conta do período de defeso, que protege a reprodução. Esse período segue até 31 de maio.
Segundo o presidente da Colônia de Pescadores de SJB, Elialdo Meirelles, a pesca se deu pela falta do pagamento do defeso, que, segundo ele, está atrasado.
— Hoje eu estive com os pescadores e eles disseram que estavam pescando porque o pagamento do defeso não saiu ainda e eles estão passando por necessidades. A documentação foi entregue desde o início de março, só que o atraso se deu porque a inclusão dos nomes dos pescadores agora é digital e o processo atrasou. Mas já obtive informações de que o pagamento sai antes do mês de maio terminar — informou ele.
Em nota, a secretaria de Comunicação de SJB, por meio da Vigilância Sanitária, atestou a qualidade para consumo do pescado apreendido, para que os responsáveis pela ação de apreensão pelo período do defeso do camarão (polícias Civil, Militar e Batalhão Florestal) fizessem a doação à Cooperativa Arte Peixe e à comunidade de Atafona.
O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia da cidade e as denúncias podem ser feitas de forma anônima, através 03002531177 ou através do aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, por meio do qual é possível enviar fotos e vídeos. 
Pagamento do defeso — Após a apreensão, o presidente da Colônia de Pescadores do município, Elialdo Meirelles, informou que o pagamento do defeso, atrasado há mais de três meses, está previsto até o final de maio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS