Hemodiálise em Campos e HGG nos debates na Câmara
29/05/2018 17:36 - Atualizado em 29/05/2018 21:45
A saúde pública no município de Campos dominou a sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira.
Primeiro, o vereador Silvinho Martins (PRP) apresentou requerimento ao Poder Público para firmar convênio ou contratualização com a Santa Casa de Misericórdia de Campos para que a unidade hospitalar passe a fazer hemodiálise.
O vereador relatou que, atualmente, muitos pacientes têm que se deslocar a Santo Antônio de Pádua para conseguirem fazer o tratamento, em um desgaste físico e emocional para aqueles que enfrentam este problema.
- Já tocamos neste assunto aqui, mas descobri que existem pacientes de Campos que têm que ir a Pádua três vezes por semana, em uma viagem de 2h30 para fazer hemodiálise e ainda ficar quatro a cinco horas em uma máquina.
Concordando com Silvinho, o vereador Abu (PPS) explicou que, mês passado, esteve com o prefeito Rafael Diniz e a presidente da Associação Amigos do Rim, Greice Vasconcelos e está avançando. Esta semana haverá uma nova reunião com o prefeito. Abu também convidou a presidente para ir ao Legislativo na próxima semana.
Outro tema relacionado à Saúde foi a questão do HGG, onde não é de hoje que as queixas se acumulam. Já no governo passado o "desmonte" do Hospital não deixava dúvidas através de reclamações de pacientes, funcionários e médicos. Lembre um pouco AQUI, AQUI, AQUI.
Durante a palavra livre, o vereador de oposição Álvaro Oliveira subiu à tribuna e leu uma carta atribuída a um médico, que teria ido, no final de semana, acompanhar um paciente no HGG. Na carta, o médico teria relatado diversas irregularidades encontradas e disse ter ficado emocionado.
Após a fala do ex-presidente do IMTT no governo Rosinha e irmão do ex-vice-prefeito e ex-secretário de Saúde na gestão Rosinha, subiram à tribuna os vereadores Fred Machado (PPS) e Genásio (PSC).
Genásio: "A gente consegue entender que a nossa saúde não está uma maravilha. Mas o nosso diferencial é que estamos trabalhando para corrigir. Entendo, também, que a gente poderia estar com uma saúde bem melhor se pudéssemos pegar o dinheiro que foi desviado... e investido na saúde. O vereador que me antecedeu é irmão do ex-secretário de Saúde, Dr Chicão. Que foi omisso diante de tudo o que aconteceu na nossa cidade. Não vou desfazer da fala deste médico. Mas a população precisa saber porque esta ferida não está cicatrizada. Pior que o bandido, muitas vezes é o omisso. Que vê o que está acontecendo e não se posiciona. Dr. Chicão como secretário de Saúde tinha condições de se levantar e cobrar da prefeita. E por que não fez? A pessoa de Dr Chicão como médico 10. Como secretário 0".
Fred Machado: "Se fosse para colocar cartas, eu poderia trazer várias. Mas digo o nome: do Dr. Cláudio Leonardo, que trabalhou e trabalha no HGG. Mas eu sempre coloquei o nome das pessoas. Tudo o que foi falado aqui existia de maneira contumaz no governo passado.Gostaria que ele (Álvaro Oliveira) me desse o nome do médico e o horário que aconteceu para averiguarmos a veracidade dos fatos. No governo passado, o que mais tinha eram problemas como este. Não sou candidato a deputado. Mas tem gente que é e precisa aparecer".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]